WebTv é um meio de comunicação eficaz para a evangelização

Monte uma WebTv e tenha uma comunicação eficaz em sua paróquia

A WebTv é uma porta aberta para um mundo maravilhoso e fascinante que ajudará as pessoas a visualizar melhor a nossa Igreja. É uma poderosa influência formativa e um instrumento otimizador para boas práticas jornalísticas.

A evangelização é a base da dinâmica paroquial. A paróquia evangeliza a si própria e, ao mesmo tempo, se preocupa com os afastados ou indiferentes. O Documento de Aparecida fala da necessidade da America Latina e o Caribe se colocarem em estado de missão (213). Afirma que se deve passar de uma pastoral meramente conservadora para uma pastoral decididamente missionária (370). Uma mudança de mentalidade e de estratégias que devem refletir em novas estruturas pastorais.

Urge, pois uma conversão pastoral (DAp, 366). É preciso “abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé (DAp, 365). Realizar “reformas espirituais, pastorais e também institucionais” (DAp, 367). Assim, a comunidade paroquial deve ter uma constante preocupação em atualizar conteúdos. Além disso, enfoques, técnicas, metodologias de ação e formas de transmissão da mensagem revelada principalmente pelos meios de comunicação social (mass media).

A Igreja tem feito uma abordagem fundamentalmente positiva sobre estes meios nos últimos decênios. Elas  contribuem eficazmente para unir e cultivar os espíritos, propagar e afirmar o Reino de Deus.

Leia também:
A equipe da Pastoral da Comunicação alinhada com a evangelização

Definições precisas

A instrução pastoral Communio et Progressio, publicada em 1971, sublinhou que: “A Igreja encara estes meios de comunicação social como ‘dons de Deus’. Na medida em que, segundo a intenção providencial, criam laços de solidariedade entre os homens, colocam-se assim ao serviço da sua vontade salvífica, frisando que os modernos meios de comunicação social dão ao homem de hoje novas possibilidades de confronto com a mensagem evangélica”.

O Papa João Paulo II definiu os mass media como “o primeiro areópago dos tempos modernos”. Declara que “não é suficiente, portanto, usá-los para difundir a mensagem cristã e o magistério da Igreja. Sendo assim, é necessário integrar a mensagem nesta ‘nova cultura’ criada pelas modernas comunicações”.

O Papa Bento XVI afirmou, na mensagem sobre o dia mundial das comunicações sociais de 2011, que as novas tecnologias têm criado oportunidades sem precedentes no estabelecimento de relações e na construção de amizades. Advertiu contra a criação de perfis online falsos por vaidade e a divulgação da mensagem cristã apenas para angariar popularidade.

Observações contundentes

Nesta sociedade cibernética, as paróquias, sabendo das oportunidades singulares para a proclamação da verdade salvífica de Cristo a toda família humana para além de todas as barreiras e fronteiras, devem descobrir a eficácia da “Web”, na internet e lançar as sementes do Verbo em vídeo e áudio. Isto poderá ajudá-las a se tornarem verdadeiros centros de evangelização.

“Web” é uma palavra inglesa que significa teia ou rede. Em 1989, este termo passou a designar a rede que conecta computadores por todo o mundo, a Word Wide Web (WWW). Assim, qualquer termo que tenha como prefixo ou sufixo “web” está relacionado com sua divulgação em um meio virtual, neste caso, a internet. Basta lembrarmos webmaster, webimóveis, webtorpedos, webcam, webmessenger, webtv, etc.

Durante muito tempo a mídia era praticamente voltada para os meios impressos e rádios. As pessoas se preocupavam em ler jornais, ouvir rádios e tinham pouco interesse pelas imagens.

Hoje, nossa consciência não é formada apenas pelo que vivemos, mas também pelas imagens.

Leia também:
Um Twitter para sua paróquia pode ampliar sua conexão virtual

4 maneiras para interpretar a Web
  1. Nunca tantas imagens desfilaram perante nosso olhar, como agora.
  2. Temos milhares de horas em informação com imagens disponíveis, se considerarmos também toda a massa veiculada na “web”.
  3.  A revolução da imagem ampliou nossa consciência.
  4. Se o mundo está mais perto do nosso olhar, estamos mais perto do olhar do mundo.

Nesta sociedade que processa a revolução da imagem e do olhar, faz-se necessário interagir com este novo mundo de imagens e informações. Não queremos desprezar a importância de ferramentas de comunicação transformadoras, como o telégrafo, o telefone, o rádio ou mesmo desconhecer as tiragens de jornais e revistas. Assim, somos chamados a divulgar nossas paróquias por meio de uma realidade totalmente nova e cujos impactos ainda estão para ser devidamente avaliados, que é a WebTv.

A internet, com suas infinitas possibilidades de comunicação criou um arranjo sociocultural, que se tornou um estilo de vida contemporâneo de uma sociedade já imersa no ciberespaço e na cibercultura. A velocidade da internet consegue fazer o conteúdo ficar interativo.

Portanto, se quisermos acompanhar esta evolução e dinamizar, transmitir notícias, informações, áudio, vídeo acerca de celebrações, procissões, acontecimentos, encontros, eventos, agenda, mensagens, histórias da paróquia podemos usar a WebTv.

Leia também:
Internet na paróquia: sua Instituição aos olhos do mundo

Dom Edson Oriolo é Mestre em Filosofia Social. Especialista em Marketing. Pós- Graduado em Gestão Estratégias de Pessoas.

Texto escrito por Dom Edson e adaptado por Redação Promocat

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Marketing Integrado

CONTATO

Não há nenhum operador online, mas você pode nos enviar um e-mail e retornaremos o mais breve possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account