Saiba como usar as mídias sociais a favor da evangelização

Veja quais as novidades em mídias sociais

Primeiramente, em uma linguagem mais simples, o título desta matéria tem como objetivo apresentar aspectos práticos do uso das mídias sociais dentro das paróquias e casas religiosas. Ou seja, nas questões internas e administrativas como para o aspecto da aproximação de seu público permitindo uma evangelização mais eficaz.

O Papa Paulo VI deixa uma breve reflexão. Ela serve perfeitamente para os tempos atuais. É como alicerce para embasar o assunto como estratégia na gestão interna e na evangelização pelos meios digitais:

“As facilidades tecnológicas estão também a serviço da evangelização. Falar de Jesus, na atualidade, implica alcançar aqueles que precisam conhecê-Lo por intermédio dos mesmos meios dos quais estes se servem.

Longe de apresentar uma evangelização “encapsulada” em refinada tecnologia. A Igreja busca atrair aqueles que por inúmeras razões se distanciaram de seu seio maternal. Consequentemente, este afastamento os conduz ao esvaziamento do conhecimento da verdade revelada por Jesus Cristo” (Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi” de Papa Paulo VI).

Esta matéria será dividida em duas partes distintas. No primeiro momento será apresentado o uso da mídia para ser utilizada para organização e comunicação interna de uma instituição. No segundo, como esta mesma mídia auxiliará de forma eficaz na aproximação dos fieis, fortalecendo e permitindo uma evangelização mais eficaz.

Leia também:
Voz e fala: importantes aliados na comunicação

Periscope

Esta ferramenta é uma novidade entre as mídias sociais atuais. Ela possui mais de 10 milhões de usuários. Permite realizar transmissões ao vivo diretamente pelo celular usando um iPhone ou um aparelho com Android.

Gestão interna: pensando no foco da gestão eclesial, temos uma infinidade de possibilidades. Uma vez que esta ferramenta permite uma transmissão na modalidade privada, ou seja, posso selecionar para quem desejo realizar uma transmissão. Podemos colocar com exemplo do uso eficaz. No uso de uma reunião paroquial no qual o padre por força maior não pode estar presente, mas realiza a transmissão de onde está, exclusivamente com a equipe em questão.

Outra forma de uso pode ser aplicado pelos gestores eclesiais, líderes de pastorais, para que possam realizar uma comunicação eficaz com todos os membros da equipe.

Evangelização: olhando para o foco da evangelização, esta mesma mídia serve para fazer transmissões ao vivo de uma celebração como já registrado.

Outras possibilidades reais para o uso desta mídia, são as transmissões com a finalidade de realizar uma formação, um curso ou um comunicado.

Whatsapp

Ela oferece diversos recursos que vão muito além do que simplesmente enviar mensagem de áudio e texto. Hoje esta é a principal ferramenta de comunicação utilizada no Brasil.

Gestão interna: Quando pensamos na gestão de uma paróquia, de uma casa religiosa ou de uma congregação, o primeiro aspecto que vem em nossa mente é “economia”.

O WhatsApp pode ser seu melhor amigo no que diz respeito à economia. Uma vez que se pode dispensar o uso de telefone fixo e celular para efetuar ligações. Contudo, adote a cultura de divulgar o número oficial do WhatsApp da paróquia.

Exemplos reais: líderes de pastorais, secretaria e demais setores de gestão, podem usar deste meio para fazer comunicação com os membros de forma unificada. Sendo assim, uma única mensagem de áudio ou texto que pode ser enviada para todos ao mesmo tempo utilizando o recurso chamado “Transmissão”.

Evangelização: Esta ferramenta pode ser usada de forma muito eficaz para evangelização. Um grande exemplo disto, podemos constatar com o Padre Joãozinho, scj, que diariamente envia seu minissermão para milhares de pessoas com o uso do WhatsApp. Ele usa o recurso de “Transmissão” e também por meio dos “Grupos”.

Podemos e devemos inovar a forma de evangelizar. Catequistas podem dar continuidade à catequese enviando áudios e vídeos para as crianças. Sendo assim, isso leva a vivencia da catequese durante a semana, a mesma realidade pode ser utilizada para todo e qualquer movimento dentro da Igreja.

Leia também:
Marketing e Igreja: você conhece a sua comunidade?

Google Docs

É um pacote de aplicativos para escritório que substitui o pacote Office da Microsoft. Sua principal característica é disponibilizar um serviço online. Ele pode ser acessado a qualquer momento e a partir de qualquer equipamento. Seja um computador de mesa, ou um dispositivo móvel, como um smartphone ou um tablet.

Gestão interna: Excelente recurso para criar documentos e compartilhar com terceiros. Com isso, eles terão acesso e podem ajudar na construção de um material, por exemplo. Pode ser utilizado pelas pastorais. Um exemplo disto é a criação de material didático para os catequizandos, com pequenas histórias usando o programa de apresentação do Google. Outra forma de uso de organização de toda área administrativa que precisa do uso de documentos, planilhas, apresentações e formulários.

MindMeister

Ferramenta de mapa mental cujo objetivo e organizar as ideias para quando for realizar um projeto, se tenha uma visão completa em que nível está o trabalho.

Gestão Interna: concretamente esta ferramenta pode ser utilizada para organizar a hierarquia de uma comunidade. Por exemplo, apresentando os responsáveis de cada equipe e membros de cada uma delas.

Outra realidade pode ser utilizada para as questões de projetos de construção dentro de uma instituição. Sendo assim, fazer um mapa mental ajuda bastante no momento de reunião e decisões.

Google Keep

É um serviço do Google que também dispõe de um aplicativo e sua principal função e anotar recados rápidos. Além de listas de compras, permitindo o compartilhamento disto com outras pessoas.

Gestão Interna: ótima ferramenta para as secretárias. Entretanto, este aplicativo pode facilmente ajudar nesta tarefa ao mesmo tempo em que contribui com a economia e a natureza uma vez que não desperdiçará papel.

Symphonical

Resumindo, este substitui na essência os post-it. Ele é exatamente o post-it na versão digital, na qual é possível arrastar uma anotação de uma coluna para outra, tendo controle de que fase está tal tarefa.

Gestão Interna: de modo especial as secretárias, são as que mais gostaram desta ferramenta. Portanto, todo e qualquer pessoal pode utilizar este serviço.

Leia também:
Posturas corretas sobre relacionamento na internet

Paulo Moraes é Graduado em Licenciatura da Computação. Consultor, palestrante e professor de informática. Tem como foco o trabalho de estratégia em Mídias Sociais e SEO.

Texto escrito por Paulo Moraes e adaptado por Redação Promocat

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Marketing Integrado

CONTATO

Não há nenhum operador online, mas você pode nos enviar um e-mail e retornaremos o mais breve possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account