Um plano de ação para um Dízimo consciente e contínuo

Elabore um plano de ação para um Dízimo com continuidade e crescimento

Elaborar um plano de ação não é algo simples para quem é leigo no assunto. A Pastoral do Dízimo tem queixas crônicas que quase todos nós ouvimos com relativa frequência nas nossas reuniões paroquiais. Vários fatores contribuem para estarmos nessa situação. Isso acontece porque a Pastoral do Dízimo no âmbito paroquial, muitas vezes não têm um planejamento claro, objetivo e sucinto. Sendo assim, o planejamento não é solução mágica. Não resolve tudo, mas por outro lado ajuda a aproveitar melhor os recursos que temos, principalmente, porque o trabalho não é nosso e sim de Deus.

Na Pastoral do Dízimo não basta trabalhar apenas com os problemas e sintomas, mas é necessário um planejamento para detectar o que queremos. No entanto, para uma dinâmica Pastoral do Dízimo faz-se necessário um planejamento. Realmente ninguém planeja alguma coisa para o nada. Ninguém planeja alguma coisa se não tiver objetivos simples e claros para serem atingidos. Contudo, a arte de planejar não é recente.

Leia também:
Seja cauteloso na aplicação dos recursos conquistados pelo dízimo

O Exemplo

No evangelho de São Lucas 10, 1-12 encontramos a instrução missionária de Jesus aos primeiros evangelizadores. Um roteiro das ações de Jesus para anunciar o seu projeto de evangelização: “O Reino de Deus”.

Um protótipo de planejamento

  1. Jesus, falou da necessidade da evangelização: “A messe é grande, os operários poucos”.
  2. Depois apresentou uma metodologia de ação: “Não leveis nem bolsa, nem sacola, nem sandálias”.
  3. Após apresentar uma dinâmica metodológica revela a mensagem essencial do seu planejamento de evangelização: “Anunciar o Reino de Deus, curando os enfermos e finalmente as dificuldades relacionadas à missão. “Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos”.

“Na pastoral do dízimo não basta trabalhar apenas com os problemas e sintomas, mas é necessário um planejamento para detectar o que queremos”

Explicando a proposta

No texto de São Lucas percebemos uma estrutura de evangelização dentro de um planejamento estratégico. Jesus estabeleceu uma série de procedimentos, técnicas e estratégias para atingir o seu objetivo: Anunciar o Reino de Deus. A intenção de Jesus em instruir os seus primeiros evangelizadores foi em melhorar a gestão de recursos para uma evangelização de qualidade e excelência numa forma de pensar e agir.

O planejamento de Jesus constitui uma forma de pensar e agir: a partir da criação e do desenvolvimento de um fluxo sistêmico. Estabelecem-se ações e recursos que visem atingir as metas e os objetivos com o intuito de otimizar e alcançar resultados, sem a ocorrência de entropia. Com estes recursos devemos planejar a nossa Pastoral do Dízimo. Criar ações e melhorar a gestão de recursos que promovam a continuidade e o crescimento. Portanto, é uma busca pela excelência como dizia Peter Drucker (filósofo e administrador austríaco, sendo considerado o pai do Marketing moderno e também pai da administração moderna) “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”.

Veja também:
O uso do endomarketing na pastoral do dízimo

Dom Edson Oriolo é Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte/MG. Mestre em Filosofia Social. Especialista em Marketing. Pós-Graduado em Gestão Estratégicas de Pessoas.

Texto escrito por Dom Edson e adaptado por Redação Promocat

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Marketing Integrado

CONTATO

Não há nenhum operador online, mas você pode nos enviar um e-mail e retornaremos o mais breve possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account