Trabalho pastoral: você trabalha em equipe ou trabalha junto?

O trabalho pastoral em equipe

A compreensão das diferenças entre se trabalhar em equipe e se trabalhar junto é um desafio a ser vencido em quase todos os setores profissionais, sejam em empresas com ou sem fins lucrativos. Para muitos profissionais, trabalhar em equipe é ter um grupo de pessoas dentro de uma mesma sala. Ledo engano. Para os profissionais do secretariado paroquial, cuja realidade de trabalho pastoral é na maioria das vezes solitária em sua sala, o espírito de coletividade e equipe torna-se ainda mais difícil ser compreendido.

O trabalhar em equipe, diferentemente do trabalhar junto, exige a participação das pessoas em todos os processos do trabalho. Não existe atividade mais ou menos importante a realizar, todas as tarefas o são. Faxineiros, cozinheiros, digitadores, coordenadores, sacerdotes, secretários (as), todos se tornam essenciais no trabalho em equipe. Diferente do que encontramos no processo de trabalhar junto, onde o espírito de cooperação não é alimentado. Onde as pessoas envolvidas não sabem porque fazem o que fazem, pois gera o individualismo, as desconfianças, o autoritarismo e baixos resultados positivos.

O trabalho pastoral em equipe exige mais dos seus responsáveis. Entretanto, esses devem trazer as qualidades e características de um líder.

Saiba como organizar arquivos e a papelada em sua secretaria paroquial

6 qualidades do líder

1.  Saiba acolher, ouvir, analisar e planejar em conjunto;
  2.  Saiba tomar decisões, envolver as pessoas e as tornarem apaixonadas pela proposta;
  3. Saiba aconselhar, ser paciente, respeitar o tempo de cada um, importar-se com seus colaboradores;
  4. Seja o canal por onde flui a informação, ensinar, motivar;
  5. Saiba repreender, ter visão ampla dos sistemas e métodos;
  6. Saiba partilhar os resultados com os demais, possuindo o carisma de unir as pessoas do time, etc.

Primeiramente, é um erro conceber que o líder nasça pronto. Esse pode ser formado, preparado para tal. As qualidades de um líder se refletem em comportamentos e estes, como sabemos, são questões de escolha. Contudo, todas as nossas atitudes devem ser pensadas e pesadas para que se alcance eficácia nos relacionamentos e empreendimentos.

O bom líder, por exemplo, entre irritar-se com facilidade e perder a paciência com sua equipe, procurará ouvir cada um acolhendo suas ideias e sugestões, analisando-as e colocando-as em prática segundo a necessidade e o bem comum. Sendo assim, ele sabe que sua equipe é mais que o simples trabalho braçal, é cabeça pensante que pode contribuir e muito para alcançar o objetivo desejado.

Liderança no trabalho pastoral

Para os profissionais do secretariado paroquial o trabalho pastoral torna-se mais fácil quando o sacerdote apresenta a sua liderança e carisma bem desenvolvidos. Mas isso não isenta os secretários e secretárias de serem líderes em seus departamentos.

Esses são apenas alguns poucos acontecimentos diários que podem auxiliar os profissionais em uma reflexão sobre sua conduta no ambiente de trabalho, e por conseqüência, cada um exercerá sua vocação com dignidade lhe proporcionando realização humana e profissional. Você ocupa uma função que exige liderança. Portanto, Busque-a.

A gestão fiscal da paróquia como opção para o controle dos patrimônios

Aristides Luis Madureira Diretor da Editora A Partilha, Graduado em Comunicação e em Tecnologia em Processos Gerenciais, Missionário Leigo há mais de 20 anos implantando a Pastoral do Dízimo no Brasil. Autor de várias obras, entre elas; “Pastoral da Partilha e Manutenção”, “Partilhando a Vida em Família”, “O Poder da Comunicação no Secretariado Paroquial”, “Resgatando a alegria de servir”, publicados pela Editora A Partilha.

Texto escrito por Aristides Madureira e adaptado por Redação Promocat