Super dicas para evitar problemas em equipes

Problemas em equipe? Nunca mais!

Escolha bem

Muitos problemas em equipes podem ser evitados quando são tomados os cuidados apropriados na escolha dos integrantes. O momento em que se realiza um processo de recrutamento e seleção é crucial, pois evita a contratação de pessoas despreparadas, tanto para assumir as tarefas pertinentes ao cargo quanto para a convivência.

A informação como base

Equipes realmente se desmancham quando o fator informação não é levado em conta. Dessa forma, pessoas sem informação ou portadoras de informações incompletas criam um verdadeiro tumulto dentro de um grupo. Não é quem domina a informação que lidera, mas quem consegue transmiti-la de maneira eficiente.

Leia mais:
Execute reuniões com os agentes da pastoral do Dízimo

Tempo

O fator tempo em falta sempre atrapalha quando não existe planejamento, logo, uma equipe que não trabalha sobre ações bem planejadas está sempre apagando fogo ou correndo para compensar o prejuízo.

Motivação

Deve fazer parte do dia-a-dia da equipe. A forma de motivar é muito particular, vai variar de líder para líder. No entanto, buscá-la deve ser uma tarefa constante. Pessoas motivadas produzem mais e melhor!

Controle

Saber o que se passa já não é obrigação, trata-se de uma questão de sobrevivência. Hoje administramos muito mais a relação com as pessoas do que o trabalho/tarefas propriamente ditos. Portanto, manter o controle da situação é fundamental!

Conflitos

Os problemas em equipes existem, e sempre irão existir. Gerenciar o conflito é o que realmente acaba com ele. Ouvir pessoas separadamente, dar atenção a burburinhos, ficar checando a veracidades dos fatos… Enfim, tais posturas somente contribuem para fomentar problemas. Sendo assim, conflitos devem ser resolvidos de forma justa e definitiva.

O mais importante é acreditar em você!

Sua capacidade de liderar é o que realmente vai determinar o sucesso de sua equipe. É sensato estudar estes fatores, responsáveis pelo fracasso, e tentar se antecipar a eles. Portanto, lembre-se: Um homem prevenido vale por dois!

Leia mais:
Mantenha a sacralidade do presbitério de sua paróquia

Débora Martins é palestrante da Atender Bem Consultoria e Treinamento. Especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes. É jornalista, autora de diversos artigos sobre motivação, liderança, e sobre o setor de Call Center.
Texto escrito por Débora e adaptado por Redação Promocat

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account