Problemas em equipe? Nunca mais!
Escolha bem
Muitos problemas em equipes podem ser evitados quando são tomados os cuidados apropriados na escolha dos integrantes. O momento em que se realiza um processo de recrutamento e seleção é crucial, pois evita a contratação de pessoas despreparadas, tanto para assumir as tarefas pertinentes ao cargo quanto para a convivência.
A informação como base
Equipes realmente se desmancham quando o fator informação não é levado em conta. Dessa forma, pessoas sem informação ou portadoras de informações incompletas criam um verdadeiro tumulto dentro de um grupo. Não é quem domina a informação que lidera, mas quem consegue transmiti-la de maneira eficiente.
Leia mais:
Execute reuniões com os agentes da pastoral do Dízimo
Tempo
O fator tempo em falta sempre atrapalha quando não existe planejamento, logo, uma equipe que não trabalha sobre ações bem planejadas está sempre apagando fogo ou correndo para compensar o prejuízo.
Motivação
Deve fazer parte do dia-a-dia da equipe. A forma de motivar é muito particular, vai variar de líder para líder. No entanto, buscá-la deve ser uma tarefa constante. Pessoas motivadas produzem mais e melhor!
Controle
Saber o que se passa já não é obrigação, trata-se de uma questão de sobrevivência. Hoje administramos muito mais a relação com as pessoas do que o trabalho/tarefas propriamente ditos. Portanto, manter o controle da situação é fundamental!
Conflitos
Os problemas em equipes existem, e sempre irão existir. Gerenciar o conflito é o que realmente acaba com ele. Ouvir pessoas separadamente, dar atenção a burburinhos, ficar checando a veracidades dos fatos… Enfim, tais posturas somente contribuem para fomentar problemas. Sendo assim, conflitos devem ser resolvidos de forma justa e definitiva.
O mais importante é acreditar em você!
Sua capacidade de liderar é o que realmente vai determinar o sucesso de sua equipe. É sensato estudar estes fatores, responsáveis pelo fracasso, e tentar se antecipar a eles. Portanto, lembre-se: Um homem prevenido vale por dois!
Leia mais:
Mantenha a sacralidade do presbitério de sua paróquia