Siga algumas pistas importantes para melhor gerenciar sua comunidade

Gerenciar sua comunidade pode ser mais fácil do que se imagina baseando-se em alguns métodos. Confira:

Para que as paróquias e comunidades exerçam a gestão de forma dinâmica e favorável aos procedimentos de organização e planejamento, apresento algumas orientações que ajudam o pároco, a distinguir algumas ações que possam auxiliá-lo a desempenhar melhor sua prática administrativa.

Plano de liderança

Primeiramente, o líder coordenador exerce por si o papel fundamental no qual classificaríamos como cabeça de um corpo. Responsável pela harmonia e equilíbrio das decisões tomadas pelos demais membros deste corpo, cabe a esta autoridade estar atenta a cada parte deste corpo para gerenciar sua comunidade. Contudo, no caso dos párocos, por exemplo, quando uma pastoral estiver com problemas, ninguém mais do que eles poderão, sob a luz do Evangelho, apontar as soluções.

E ouvindo muitos paroquianos de diversas paróquias pude constatar como existe na Igreja uma adesão às nossos líderes coordenadores (Padres, Bispos), porque o povo ouve a voz dos seus pastores, com atenção e contribui para que sua missão continue.

Estabeleça companhas para transformar doadores em dizimistas comprometidos

Algumas características de liderança

• Qualidade;
  • Confiança;
  • Criatividade;
  • Organização.
5 motivos para exercer a função de líder coordenador
  1. Primeiramente, tenha conhecimento técnico/administrativo;
  2. Procure organizar grupos e departamentos;
  3. Busque unidade nas discussões entre os membros colaboradores;
  4. Favoreça que leigos engajados, responsáveis por pastorais, grupos, movimentos, secretários paroquiais, sejam pessoas capacitadas e formadas para exercerem a função delegada;
  5. Portanto, promova que cada função administrativa seja um exercício de coordenação democrática.

Dessa forma, há nove anos trabalho na área de administração de paróquias, e tenho percebido nas diversas visitas que faço a necessidade de profissionais na área de administração, contabilidade, secretariado, e coordenadores de grupos e pastorais que conheçam mais um pouco sobre os processos das relações humanas, para que junto como pároco (líder coordenador) possa assumir o mandato de Cristo confiado a Igreja.

A comunicação evoluiu e nós também: a Revista Paróquias agora é digital e mensal!

André Luiz Moreira dos Santos é Bacharel em Administração com habilitação em Marketing. Pós-Graduando em Gestão de Pessoas. Atua há 9 anos no setor Administrativo da Paróquia de São Sebastião do Passé/BA. É Coordenador da Comunidade Jesus Estrela Guia. Coordenador e pregador da Pastoral do Dízimo. Atualmente desenvolve trabalhos de consultoria na área de Gestão Paroquial.
Contato: [email protected]

Texto escrito por André e adaptado por Redação Promocat