Rogaine 15g Online Pharmacy Reviews Xenical 120 Mg Buy Online Where To Buy Addyi Outside Insurance Order Minoxidil 60ml With Mastercard Ventolin To Buy O drama do narcotráfico e o chamado à conversão foram assuntos da sexta Congregação geral do Sínodo
O drama do narcotráfico e o chamado à conversão foram assuntos da sexta Congregação geral do Sínodo

A sexta congregação geral do Sínodo Amazônico debateu o tema “o drama do narcotráfico e suas consequências” 

Na tarde de 9 de outubro, na presença de Papa Francisco, aconteceu a sexta congregação geral do Sínodo especial dos bispos para a região Pan-amazônica. O encontro se estende até 27 de outubro. O drama do narcotráfico e as suas consequências: este foi o tema de um dos pronunciamentos feitos na tarde de quarta-feira na Sala do Sínodo, durante a 6° Congregação geral.

O cultivo de coca passou de 12 a 23 mil hectares em algumas regiões da pan-amazônia. Isso gera efeitos devastadores, devido ao aumento da criminalidade e do desiquilíbrio natural do território, tornando-o deserto. Houve também a construção de centrais hidrelétricas, que comporta o desflorestamento de amplas reservas ambientais com rica biodiversidade. Além dos incêndios autorizados, que são responsáveis por destruir milhões de hectares de terreno, gerando impactos sobre o meio ambiente e alterando o ecossistema.

É por esse motivo que se faz necessário um chamado à conversão ecológica: a Igreja deve ser uma voz profética para que o tema da ecologia integral entre na agenda dos organismos internacionais.

Leia mais:
Papa nomeia novo arcebispo para Vitória da Conquista (BA)

Inculturação e evangelização

Houve uma reflexão sobre a enculturação e evangelização. Os presentes foram convidados a olhar o exemplo de Jesus, tão eloquente. O maior sinal de enculturação foi a encarnação, o Verbo de Deus assumiu a natureza humana para que pudéssemos visualizar seu amor. . E esta é a tarefa da Igreja, chamada a se encarnar na vida concreta das pessoas, assim como fizeram os missionários na Amazônia.

A sinodalidade missionária

Foi levantada a ideia de que a Amazônia se torne um laboratório permanente de sinodalidade missionária, seja pelo bem dos povos que vivem na região, seja pelo bem da Igreja. Destacou

O papel da mulher na Igreja e na sociedade

Durante o encontro, alguns auditores, delegados fraternos e convidados especiais tomaram a palavra para exortar e promover o papel da mulher, valorizando a sua liderança dentro da família, da sociedade e da Igreja. Segundo as palavras ditas na Sala, a mulher é guardiã da vida, evangelizadora, artesã da esperança, é a brisa suave de Deus, o rosto materno e misericordioso da Igreja. É importante, portanto, reconhecer o estilo do anúncio do Evangelho levado avante pelas mulheres amazônicas, muitas vezes silenciosas, mas muito partícipes na sociedade.

O diálogo inter-religioso e ecumênico

A importância do diálogo inter-religioso foi um dos assuntos refletidos na Sala do Sínodo. Olhou-se também para o diálogo ecumênico, evidenciando a importância de um caminho comum para a proteção dos direitos das populações indígenas, muitas vezes vítimas de violência, e dos territórios amazônicos destruídos por métodos extrativistas predatórios ou por cultivos venéficos.

Leia mais:
Sínodo da Amazônia: Papa diz que ideologias são ‘arma perigosa’

Amazônia

Os sofrimentos dos povos amazônicos são descendentes de um estilo de vida “imperial”. A vida é considerada simples mercadoria com desigualdades que acabam sendo reforçadas. A Amazônia é um local concreto onde muitos desafios são manifestados. Os povos indígenas podem ajudar a compreender a interconexão das coisas: a cooperação em nível mundial é possível e é urgente.

O exemplo do Papa

No início dos livres pronunciamentos, também o Papa quis contribuir para a releitura do caminho percorrido até agora, destacando o que mais impressionou daquilo que ouviu. Francisco, que abriu os trabalhos rezando pelos “irmãos judeus” no dia do Yom Kippur, no final da Congregação recordou na oração também as vítimas do atentado contra a sinagoga de Halle, na Alemanha.

Com informações de Vatican News

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account