Seminário irá oferecer formação e treinamento para a liderança pastoral das paróquias do Brasil – Portal Paróquias

O CPP – Seminário Nacional de Liderança Pastoral acontecerá na Semana da Gestão Eclesial e visa contribuir com as lideranças pastorais das paróquias de todo o Brasil

O CPP – Seminário Nacional de Liderança Pastoral será um dos congressos que estará presente na Semana da Gestão Eclesial, que acontecerá de 17 a 23 de agosto de 2020. O seminário acontecerá de segunda à quinta-feira e será simultâneo a mais 2 congressos, o CONAGE e o CONASPAR. De sexta à domingo, a Semana contará com mais três congressos, entre eles: CONADIZ, CONACOMP e Economatus. Os cinco congressos são realizados pela conceituada Revista Paróquias e são destinados a Gestão Eclesial, contribuindo com diversas, paróquias, instituições e casas religiosas de todo o Brasil.

A Semana da Gestão Eclesial visa atender às demandas dos administradores eclesiais e das equipes dos CPPs ¹ e CAEPs² em temas ligados à administração geral e práticas pastorais.

Veja também:
Revista Paróquias realizará a I Semana da Gestão Eclesial

Mas o que significa CPP?

O Conselho Paroquial de Pastoral – CPP é uma equipe, um grupo de pessoas, escolhidas pela comunidade dos fiéis, em Assembleia Paroquial e em comunhão com o pároco, autorizado pelo bispo, que representam a Paróquia e as comunidades, os ministérios, as pastorais e movimentos existentes na paróquia, e têm como missão o serviço da animação pastoral da paróquia. Em resumo:

• É um organismo consultivo que planeja, organiza e lidera as pastorais da paróquia.
  • Tem como objetivo unir as comunidades e movimentos paroquiais;
  • Como função coordena, articula e anima as pastorais;
  • Investe na formação de membros das pastorais;
  • Identifica os problemas e busca soluções (caso seja problemas financeiros leva a solução para a execução do CAEP)
  • Focado no planejamento dos trabalhos das diversas pastorais (dízimo, família, criança etc.)
  • Promove integração, unindo as diversas pastorais existentes.
  • Aprofunda temas importantes e os Documentos da Igreja;
  • Zela pela unidade paroquial;

Pensando em fornecer às lideranças pastorais formação, treinamento e encontro, a Revista Paróquias criou o congresso CPP para atender os líderes pastorais, com o intuito de melhorar a comunicação, auxiliar a animação pastoral, fornecer técnicas de planejamento para o trabalho dos líderes e práticas para união entre as equipes paroquiais.

Qual é o público do CPP?

O CPP é destinado a todos aqueles envolvidos com essa importante Comissão, como párocos, vigários paroquiais, diáconos, bispos, secretárias(os), coordenadores das pastorais sejam leigos ou religiosos.

O que será tratado no Seminário?

O Conteúdo da Programação do Seminário abordará o que é preciso ser feito na paróquia e em suas comunidades para que esse trabalho alcance êxito e seja realizado por pessoas comprometidas e motivadas.

Dessa forma, todos os temas abordados estão sob a perspectiva da Pastoral de Conjunto, pois é vivendo essa dinâmica, que um CPP atinge seu potencial máximo em unidade pastoral, comunicação integrada, atividades autossustentadas para auxiliar o pároco e gerar benefícios para toda a comunidade.

Você sabia?

• Ao todo, mais de 200 mil pessoas participam de CPPs.
  • Desse número, 80% não se sentem motivados;
  • No Brasil, 100000 paróquias e comunidades possuem CPPs;
  • Em grande parte, 75% dos participantes gostariam de colaborar mais!

Se você é um líder de pastoral, contribua com as atividades de sua paróquia! Venha ser um participante do CPP – Seminário Nacional De Liderança Pastoral!

Veja também:
Economia da Santa Sé tem novo prefeito da secretaria: Padre Guerrero