Seja um líder espiritual e não apenas se comporte como um

É preciso ser de fato um líder espiritual, e não simplesmente se comportar como um

Ser e comportar-se como um líder espiritual é uma dádiva. Entretanto, é possível se adaptar as virtudes que a Igreja aconselha para uma boa administração eclesial. Confira:

Conselhos importantes de pastoreio

Amor ao próximo

Aprenda a amar os outros, pensar no bem deles, ter cuidado. Se alguém não consegue negar-se a si próprio em beneficio do próximo, ser-lhe-á impossível conduzir alguém no caminho espiritual.

Força interior

A força interior de um líder deveria equivaler à sua força exterior. Esforços em demasia, avanços desnecessários, inquietações, falta no transbordar, planos humanos e avanços na frente do Senhor, são todas as coisas que não devem ocorrer. Se alguém está cheio de abundância em seu interior, tudo o que emana dele é como o fluir de correntes de águas, e não existem esforços demasiados de sua parte.

Saber Ouvir

Ao fazer a Obra de Deus aprenda a ouvir os outros. O ensinamento de Atos 15 consiste em ouvir, isto é, ouvir o ponto de vista de outros irmãos porque o Espírito Santo poderá falar por meio deles. Contudo, seja cuidadoso. Ao recusar ouvir a voz dos irmãos, você poderá estar deixando de ouvir a voz do Espírito Santo.

A liderança do pároco e o perfil da paróquia

Despojar-se

O problema de muitos líderes é que não se despojam. Se alguém está despojado, não ousará tomar para si a autoridade ou impor a sua própria autoridade sobre os outros, nem aventurar-se-á a criticar os irmãos ou tratá-los com presunção. Um irmão despojado não tentará auto-defender-se nem se remoer por algo que ficou para trás.

Seja leve!

Não deve existir nas reuniões nenhuma tensão, tampouco na Igreja. Com respeito às coisas da Igreja aprenda a não fazer tudo você mesmo. Sendo assim, distribua as tarefas entre os outros e os leve a aprender a usar suas próprias capacidades de executar. Em primeiro lugar, você deve expor-lhes resumidamente os princípios fundamentais a seguir e depois se certificar de que agiram de acordo. Aprenda a ter confiança nos irmãos e a distribuí-la entre eles.

Acolha a luz do Espírito de Deus

O Espírito de Deus não pode ser coagido na Igreja. O líder espiritual precisa ser submisso a Ele, pois, caso contrário, a Igreja se sentirá cansada ou até mesmo enfadada. Se o seu espírito estiver forte em Deus, ele alcançará e tomará a audiência em dez minutos; se estiver fraco não adiantará gritar palavras estrondosas ou gastar um tempo mais longo.

Pregue sucintamente a Palavra

Ao pregar uma mensagem, não a faça demasiadamente longa ou trabalhada; caso contrário, os fiéis se sentirão enfadados. Não inclua pensamentos superficiais ou afirmações rasteiras no conteúdo da mensagem; evite raciocínios passíveis de serem considerados pelas pessoas como infantis. Aprenda concluir o ponto alto da mensagem dentro de um período de meia hora. Não imagine que, o fato de estar gostando de sua própria mensagem, significa que as suas palavras são necessariamente de Deus.

As lições de um monge sobre a liderança

Faça momentos de oração

Primeiramente, uma reunião de oração deve ser consagrada a oração, muito falatório levará à sensação, de sentir-se pesado, com o que a reunião se tornará um fracasso.

Dê abertura aos pensamentos da comunidade

Aprenda a não confiar unicamente em seus próprios juízos. Sendo assim, aquilo que consideras correto pode ser errado e aquilo que consideras errado pode ser correto. Se alguém está determinado a aprender com humildade, levará, com certeza, alguns poucos anos para terminar de fazê-lo.

Controle sua autoridade

A autoridade se baseia no conhecimento da vontade de Deus. Portanto, onde não estiver sendo manifestado a vontade e o propósito de Deus, ali não há autoridade.

Adaptado do livro “O Testemunho de Watchman Nee” (trechos de uma carta escrita em 10/03/1950 durante o período de vinte anos em que permaneceu preso pelo Regime Comunista Chinês)