Saiba como e quando preparar uma encenação em sua comunidade

Como preparar uma encenação na paróquia?

A encenação na paróquia é uma ótima forma de comunicação com todas as idades, na comunidade é ideal para dinamizar as celebrações e trazer reflexão, além de ser uma ótima oportunidade para proporcionar o envolvimento de todos em um único projeto. Contudo, para que a peça atinja seus objetivos é importante que algumas regras básicas não sejam esquecidas:

Tema

Escolhido o tema a ser encenado, apresente o texto ao Pároco. Ele deve estar ciente do que vai acontecer e dar a aprovação final.

Participantes

Selecione as pessoas para os papéis, observe, além do interesse a disciplina. É importante que no grupo envolvido todos os integrantes tenham o mesmo objetivo: evangelizar. Acima de tudo, distribua a cada um dos participantes a cópia do texto, para facilitar a visualização das cenas e memorização das falas.

A postura administrativa trabalhada conforme a missão da Igreja

Estrutura

Se o grupo é muito pequeno, uma sugestão é utilizar um texto mais curto, podendo as falas ser complementadas pela narração (o narrador é importante nestas peças).

Você pode também trabalhar com o chamado “Teatro Invisível”, nele os personagens encenam a peça em meio ao público, simulando um fato cotidiano (conversa, encontro inesperado, discussão etc). Aqui, os personagens podem interagir com a plateia.

Figurino

Evite roupas amassadas ou manchadas (a não ser quando o personagem exija), fique atento para que em peças de época, como a Paixão de Cristo ou o Nascimento de Jesus, os atores não entrem de relógio de pulso, óculos, tênis etc. Se a história a ser encenada se passa na atualidade, utilize roupas de nosso cotidiano, com atenção para que estas roupas não chamem mais a atenção do que a história. Além disso, o grupo pode utilizar materiais e equipamentos que dispuser. Não é necessário preocupar-se com a caracterização dos participantes, o importante é levar a mensagem e tocar o coração das pessoas.

Local

Geralmente o padre costuma autorizar a utilização da parte baixa do altar (frente) para as encenações. Outros espaços podem ser utilizados como; ruas, escadarias e em praças, depende do momento. Fique atento com a quantidade de pessoas em cena e o tamanho do espaço.

Em Cena

Primeiramente, os personagens devem se posicionar sempre de frente para quem assiste, o importante é não ficar de costas para o público, exceto em cenas que exijam. Contudo, se usar músicas e luzes, coloque uma pessoa exclusivamente para fazer isso, fazendo as marcações para determinadas cenas de destaque.

Não divulgue o texto e solicite aos participantes que façam o mesmo. Entretanto, faça os ensaios em um local reservado, isso desperta o interesse e a curiosidade da comunidade. Sendo assim, ao fim da encenação, agradeça publicamente a todos que colaboraram.

5 dicas para secretários paroquiais extremamente simples

Quando Realizar

Na celebração: Evangelho; Ação de graças.

Fora da celebração: Pastorais sacramentais; Grupos de Reflexões; Catequese; Cursos.
Datas comemorativas: Páscoa; Natal; Dia das Mães, dos Pais, Festa do Padroeiro, Campanha da Fraternidade, etc.

Ana Paula Moreira Lima foi redatora da Revista Paróquias.

Texto escrito por Ana Paula Moreira e adaptado por Redação Promocat