Saiba como elaborar um planejamento pastoral eficaz na secretaria

Organize seu planejamento pastoral

Para que um planejamento pastoral seja eficaz é preciso que empregue uma metodologia participativa, ou seja, que envolva todas as pessoas que tenham alguma relação com o mesmo. Sendo assim, quando os agentes da pastoral participam da elaboração do plano eles se comprometem na sua execução, além de todos se sentirem responsáveis pela missão da Igreja.

“Para que os habitantes dos centros urbanos e de suas periferias, cristãos ou não cristãos possam encontrar em Cristo a plenitude de vida, sentimos a urgência de que os agentes de pastoral, enquanto discípulos e missionários, esforcem-se em desenvolver. Contudo, um plano de pastoral orgânico e articulado que se integre a um projeto comum às paróquias, comunidades de vida consagrada, pequenas comunidades, movimentos e instituições que incidem na cidade, e que seu objetivo seja chegar ao conjunto da cidade” (DA, 518b). Portanto, o planejamento pastoral deve articular todas pastorais, de modo a criar uma sinergia entre elas.

Invista em aprendizado e gestão de informação para sua secretaria

8 passos para a elaboração do plano pastoral

1. Realize um diagnóstico da situação, verificando os problemas e necessidades existentes;
  2.  Descubra quais fatores contribuem para suas existências, tanto os positivos quanto os negativos;
  3.  Busque soluções e estabeleça prioridades na execução;
  4.  Identifique os setores e as pessoas envolvidas na ação pastoral e escreva os passos operacionais;
  5.  Faça o levantamento dos recursos humanos, físicos e econômicos necessários para a execução do plano;
  6.  Apresente metodologia de trabalho na ação pastoral: formação, palestra, testemunhos, etc;
  7.  Liste as ações pastorais, sinalizando o que vai fazer, quando, com quem, como, quais os recursos empregados e o local;
  8. Aponte a previsão de custos e os recursos financeiros para cobri-los.

Orientações para recrutar secretários e secretárias em 3 fases

Francisco de Assis Gonçalves é Coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo.

Texto escrito por Francisco e adaptado por Redação Promocat