Rede Aparecida de Rádio: expansão da marca com conteúdos de qualidade para suas afiliadas – Portal Paróquias
Rede Aparecida de Rádio: expansão da marca com conteúdos de qualidade para suas afiliadas

Rede Aparecida de Rádio: expansão da marca com conteúdos de qualidade para suas afiliadas

Criada há três anos, a direção da Rede Aparecida de Rádio inicia, em 2020, um processo de expansão da sua marca como principal referência em oferta de conteúdos diversificados para as emissoras de rádio de todo o Brasil. Com foco em programas religiosos, jornalísticos e de entretenimento, a Rede Aparecida busca aumentar o número de rádios afiliadas que adquirem seus conteúdos produzidos e oferecidos às emissoras, fortalecendo essa parceria e proporcionando bons negócios na área da comunicação evangelizadora. Hoje 72 emissoras integram a Rede Aparecida de Rádio (RAR).

O diretor da Rádio Aparecida e da RAR, padre José Inácio de Medeiros, destaca a experiência aliada à qualidade dos programas: “Ao entrar para a RAR, uma rádio local assume o compromisso com um grupo que é referência na comunicação em todo o Brasil. A marca ‘Aparecida’ já se consolidou por oferecer conteúdo religioso, jornalístico e de entretenimento com muita qualidade e modernidade, conforme as últimas tendências do rádio no Brasil”.

No catálogo dos 24 conteúdos produzidos pela equipe da Rádio Aparecida e oferecidos às emissoras estão os programas de entretenimento, como o “Brasil com S”, que destaca os grandes nomes da MPB, os religiosos, entre eles, a “Missa de Aparecida” celebrada no Santuário Nacional e Basílica Velha, e os jornalísticos como o “Notícias em 30” de segunda a sábado. “Na produção dos programas nossa equipe tem no horizonte a valorização do ser humano em sua integralidade como caminho para o Divino”, completa padre Inácio. Ele revela que para este ano haverá novos programas que também serão disponibilizados para as afiliadas.

Leia mais:
As equipes da PASCOM precisam de treinamento e formação

Confira mais detalhes sobre a Rede Aparecida de Rádio em uma entrevista com o padre Inácio:

Foto: Juan Ribeiro

Qual a principal proposta da Rede Aparecida de Rádio?

A Rádio Aparecida é uma das emissoras católicas mais tradicionais do Brasil. Estamos caminhando para a celebração dos 70 anos de existência. E a proposta da Rádio Aparecida, como geradora da Rede Aparecida de Rádio, é ser uma plataforma de comunicação que leve qualidade, informação, formação e entretenimento para muito mais ouvintes pelo Brasil. Hoje disponibilizamos esse conteúdo dentro daquilo que existe de mais moderno, em termos de equipamentos técnicos e processos, para que possamos atingir os nossos objetivos. Basicamente nossa proposta de evangelização se faz a partir de toda a nossa experiência, que veio sendo desenvolvida ao longo dos quase 70 anos de história.

Quais são os conteúdos oferecidos hoje às afiliadas da Rede? São na maioria programas religiosos?

Nosso conteúdo é oferecido na forma de pacotes para as emissoras que integram a Rede Aparecida de Rádio, que hoje é formada por mais de 70 emissoras. Algumas delas transmitem todo o nosso conteúdo simultaneamente. Às demais oferecemos, basicamente, três pacotes diferenciados: o jornalístico, o de evangelização e de entretenimento. Por eles oferecemos 24 conteúdos diferentes para as rádios afiliadas.

Ganham destaque também os “especiais”, que produzimos, sobretudo, nos tempos fortes do calendário religioso, como Quaresma, Semana Santa, Festa da Padroeira do Brasil, Natal e outros grandes momentos. Só para se ter uma ideia: em 2019 produzimos mais de 60 conteúdos especiais, ou seja, uma média de mais de um por semana. Sabedores que somos de que muitas emissoras encontram dificuldades de conseguir um conteúdo de qualidade, a Rádio Aparecida e a Rede Aparecida trabalham para que os ouvintes possam receber a melhor programação.

Quais os benefícios para as emissoras de rádio que se tornam afiliadas?

São muitos os benefícios. O primeiro deles é que a emissora recebe uma programação de qualidade a um custo muito reduzido. A taxa de inscrição e a mensalidade das emissoras têm valores bem acessíveis. Além disso, as emissoras podem lucrar com este conteúdo pela possibilidade de comercializar os produtos no próprio local, na própria comunidade, na própria região.

Quais são as perspectivas de expansão da RAR neste ano?

Gostaria de fazer a citação de dois novos programas que estão entrando em nossa grade neste começo de ano. O primeiro é o programa sertanejo “Odair Terra”, que privilegia a música sertaneja raiz e traz entrevistas com grandes nomes do gênero. Odair Terra é um nome de sucesso na TV Aparecida e agora passa a ter um programa na Rádio Aparecida. O segundo destaque é o programa “Coragem de Ser”, veiculado aos sábados, um dos poucos do rádio brasileiro que tem a temática da promoção da vida, tendo como foco as pessoas que trazem alguma forma de deficiência, mas sempre com o pensamento de valorização da pessoa humana. Essa temática está em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, porque através da vivência de todos os valores, abre-se o caminho para perceber que nenhuma forma de deficiência pode impedir uma pessoa de ter uma vida plena.

Além dos 24 conteúdos que já são produzidos e oferecidos para as emissoras parceiras, temos sempre a proposta de oferecer novos produtos para enriquecer ainda mais a sua grade de programação. Estamos no início de um processo de crescimento da Rede Aparecida em número de emissoras afiliadas, por isso, queremos favorecer que mais parceiros e mais ouvintes pelo Brasil conheçam e tenham acesso aos nossos conteúdos.

Como o senhor avalia a importância dos conteúdos em rede após a migração das AMs para as FMs?

Parte das rádios que integram a Rede Aparecida se localiza em pequenas cidades do interior, onde a dificuldade de conseguir um produto de qualidade, no sentido técnico e de conteúdo, é maior. A Rádio Aparecida como geradora da Rede colabora e muito com essas emissoras, tanto as que são localizadas em centros urbanos de médio e grande porte como as do interior. Outro elemento que destacamos é a força da marca Aparecida, que hoje é reconhecida não apenas no Brasil, mas também no exterior. Os conteúdos que disponibilizamos podem ser encontrados em outras plataformas, não só no rádio, mas também nos canais digitais, o que favorece muito às nossas emissoras parceiras.

Redação RAR

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account