Qual o seu legado na paróquia? Estabeleça uma relação com seus paroquianos

Deixe um legado na paróquia que transforme e cultive as relações entre seus colaboradores

Estabelecer um legado na paróquia é deixar algo, um valor, uma crença àqueles que trabalham conosco. Entretanto, no mundo em que vivemos, é comum sofrermos pelas mudanças que ocorrem. Por exemplo, perdas de emprego, materiais, de tempo, pouco tempo para se dedicar à família em função do trânsito caótico. Com isso, têm muitas horas roubadas que poderíamos fazer outras coisas. Perda da paz interior, insatisfação com o nosso estilo de vida, profissão escolhida, conflitos entre amigos, vizinhos, colegas de trabalho, divergências de opiniões, etc. Logo, além dos ensinamentos de Jesus Cristo, evidentemente, buscamos refúgio nas pessoas em que vivem ao nosso redor e nos passam a sensação de paz. Por isso, temos que deixar um legado como forma de transmitir um pouquinho da nossa paz.

Somos sempre observados! Assim como as crianças observam seus pais e os imitam, os líderes são sempre observados e imitados. Sejam eles, simpáticos, carismáticos, bons ouvintes ou exatamente ao contrário, o que muito provavelmente essas ações contrárias não devam ocorrer em sua comunidade.

Conheça as funções dos Cardeais da Santa Igreja Romana

Valores e sentimentos

Desabrochar, inovar, mostrar liderança e excelência na prestação de melhores serviços aos fiéis da paróquia exige mais que eficácia. Legado sugere um novo hábito. Significa ensinar aquela voz interior que nos traz a segurança e a paz e um novo conjunto de ferramentas que devemos desenvolver nos tempos atuais. As pessoas estão perturbadas com o Ter e não com o Ser, onde valores materiais e a supervalorização ao trabalho tomaram o espaço da convivência familiar.

Valorizamos mais a ‘violência’ vinda da mídia, ao tempo dedicado aos nossos filhos. Damos audiência à novela e esquecemos do nosso desenvolvimento intelectual. Nos entregamos a uma zona de conforto tentando nos enganar dizendo que não temos tempo para estudar ou para ler. E assim o valor das relações humanas tende a perder seu espaço, por isso temos que tomar cuidado para que tais situações não tomem conta da nossa mente e das nossas atitudes.

Como deixar um legado na paróquia?

Pense por alguns instantes e perceba o que você mais valoriza. Você pode pensar em sinceridade, resolver sempre os problemas não importando o tamanho, senso de humor, persistência em qualquer situação, pro atividade, sinergia, empatia, compreensão. Pense, você deve ter algo que lá no fundo o faz ser conhecido por isso.

Quando transmitimos o nosso legado, deixamos uma certeza aos nossos liderados de que com aquela chamada “pílula de esperança” ele continuará seguindo o seu caminho independente das tribulações ocorridas. Porém, vamos supor que você nunca havia pensado nisso e a partir deste artigo você gostaria de pensar em deixar um legado, por isso, vou auxiliá-lo: pense nos três H (Head, Hand, Heart), traduzindo seria cabeça, mão e coração. Essas palavras foram criadas por Charles Voysey, em 1896. E se pensarmos que a cabeça serve para representar a criatividade e a imaginação; as mãos servem para representar o talento e as habilidades e o coração representa a honestidade e o amor. Logo, já temos um caminho para desenvolver um legado.

Em primeiro lugar, escute a sua voz interior. Voz é aquele significado que se revela quando nos deparamos com os nossos maiores desafios e aí afinamos os nossos ouvidos e colocamo-nos em posição de verdadeiros ouvintes. O que a sua voz está tentando te dizer? Qual legado você pode deixar?

A tecnologia como ferramenta indispensável na gestão

5 princípios determinantes para deixar o seu legado
  1. Crie em seus liderados o legado na paróquia da autorresponsabilidade. Isso fará com que seja eliminada a determinada perseguição aos culpados, além de gerar crescimento/maturidade nas pessoas;
  2. Tenha sempre um objetivo em mente do que você quer ser, quais são os seus valores independente da opinião de outras pessoas, ou seja, honestidade, verdade, solidariedade. Com qual valor você quer ser lembrado? Esse valor pode ser passado aos seus próximos;
  3. Respeito mútuo gerando relacionamentos “ganha-ganha”. Deixe de lado a exploração, o individualismo, a ganância e gere situações onde todos saiam ganhando;
  4. Procure primeiro compreender para depois ser compreendido, além de tudo esse legado eliminará a caça pelos erros ou por quem cometeu o erro. Contudo, deve-se diagnosticar o erro por questões de correções e não de punições.
  5. Deixe de “usar” hábitos que não ofereçam crescimento nem a você nem aos outros. Conflitos, fofocas, maledicências, passar o tempo todo falando mal das pessoas que o cercam. Destrua esses hábitos antes que eles os destruam. Antes de condenar alguém com os seus pensamentos, lembre-se que você também tem defeitos e que a boca fala daquilo que seu coração está cheio. Portanto, converse educadamente. Chame as pessoas às suas responsabilidade e mostre a elas que elas podem e são capazes sempre de fazer melhor.
Agradeça sempre!

Sendo assim, agradeça a Deus pelo seu trabalho, pela sua equipe, pelo seu ambiente saudável de trabalho, pelo seu alimento, pelo espaço de descanso e lembre-se daqueles que não tem onde trabalhar, comer, higienizar e descansar e procuram por uma luz que pode ser o seu sorriso, as suas palavras.

Margareth Bianchini é Doutora em Administração pela Florida Christhian University/USA. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Diretora da MBianchini Assessoria Empresarial, que desenvolve e apresenta palestras e treinamentos nas áreas de Gestão de Pessoas. Professora de cursos de pós-graduação em diversas Instituições/USP, Franklin Covey, Instituto Chiavenato. Autora de vários livros, como: “Liderança – Uma questão de Competência” e “Liderança e Criatividade em Negócios”.

Texto escrito por Margareth e adaptado por Redação Promocat