Pároco, fique atento as dicas!
A administração eclesial é um grande desafio. No entanto, para que as paróquias e comunidades exerçam a gestão de forma dinâmica e favorável aos procedimentos de organização e planejamento, confira orientações que ajudam o pároco, a distinguir algumas ações que possam auxiliá-lo a desempenhar melhor sua prática administrativa.
Plano de liderança
Primeiramente, o líder coordenador exerce por si o papel fundamental no qual classificaríamos como cabeça de um corpo. Responsável pela harmonia e equilíbrio das decisões tomadas pelos demais membros, cabe a esta autoridade estar atenta a cada parte deste corpo. Entretanto, no caso dos párocos, quando uma pastoral estiver com problemas, ninguém mais do que eles poderão, sob a luz do Evangelho, apontar as soluções.
Como resultado, ouvindo muitos paroquianos de diversas paróquias pude constatar como existe na Igreja uma adesão aos nossos líderes coordenadores (Padres, Bispos). Sendo assim, o povo ouve a voz dos seus pastores, com atenção e contribui para que sua missão continue.
Leia também:
A preservação do patrimônio da paróquia é dever da comunidade
Algumas características de liderança
- Qualidade;
- Confiança;
- Criatividade;
- Organização.
5 motivos para exercer a função de líder coordenador
- Tenha conhecimento técnico/administrativo;
- Procure organizar grupos e departamentos;
- Busque unidade nas discussões entre os membros colaboradores;
- Favoreça que leigos engajados, responsáveis por pastorais, grupos, movimentos, secretários paroquiais, sejam pessoas capacitadas e formadas para exercerem a função delegada;
- Promova que cada função administrativa seja um exercício de coordenação democrática.
Leia também:
O treinamento dos profissionais que atuam em sua paróquia é essencial
André trabalha na área de administração de paróquias. Contudo, percebe nas diversas visitas que faz a necessidade de profissionais na área de administração, contabilidade, secretariado, e coordenadores de grupos e pastorais conhecer mais um pouco sobre os processos das relações humanas, para que junto como pároco (líder coordenador) possa assumir o mandato de Cristo confiado a Igreja.
André Luiz Moreira dos Santos é bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing, Pós- Graduado em Gestão de Pessoas, Administrador na Mitra Diocesana de Camaçari/BA, Coordenador da Pastoral Diocesana do Dízimo em Camaçari, Membro da Pastoral do Dízimo do Regional Nordeste 3 – Bahia e Sergipe. É Missionário da Comunidade Católica Jesus Estrela Guia. Contato: jesusestrelaguia@gmail.com