Papa nomeia novos bispos para dioceses de Manaus e Anápolis

Francisco nomeou Dom Leonardo Steiner como novo arcebispo de Manaus (AM) e nomeia o padre Dilmo Franco de Campos para ser bispo auxiliar de Anápolis (GO)

Nesta quarta-feira, 27, o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Sérgio Eduardo Castriani ao governo pastoral da arquidiocese de Manaus (AM). Dessa forma, nomeou como novo arcebispo Dom Leonardo Ulrich Steiner, transferindo-o da sede titular de “Tisiduo” e do ofício de auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).

O Pontífice também nomeou um bispo auxiliar para a diocese de Anápolis (GO), escolhendo para a função o padre Dilmo Franco de Campos, atualmente Reitor do Seminário Arquidiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a Dom Sérgio Castriani e saudações a Dom Leonardo Steiner e ao padre Dilmo Franco de Campos.

Veja também:
Revista Paróquias Digital oferece novos descontos para assinantes

Agradecimento da CNBB a dom Sérgio Eduardo Castriani

Estimado irmão, Dom Sérgio Castriani, saúde e paz!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta agradecimento a Deus por sua trajetória episcopal ao lado do povo da Amazônia. Neste novo tempo, deseja que seja a emeritude mais um momento de graça em sua vida.

Nossa gratidão se reforça ao recordarmos sua contribuição para a caminhada da Igreja no Brasil, por meio de sua atuação com os jovens do Amazonas e de Roraima; os oito anos à frente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial dessa Conferência, no período em que iniciamos o importante projeto de cooperação missionária com a Igreja no Haiti. Neste período pós-sinodal, recordamos ainda sua presença como membro da Comissão Episcopal para a Amazônia e articulador no percurso sinodal.

Do Papa Francisco, destacamos a renovada esperança nas promessas do Senhor: “É melhor sermos sempre mansos, porque assim se realizarão as nossas maiores aspirações: os mansos «possuirão a terra», isto é, verão as promessas de Deus cumpridas na sua vida. Porque os mansos, independentemente do que possam sugerir as circunstâncias, esperam no Senhor, e aqueles que esperam no Senhor possuirão a terra e gozarão de imensa paz (cf. Sal 37/36, 9.11)” (Papa Francisco, Exortação Apostólica Gaudete et Exultate, 74).

Rogamos a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, nos unindo ao clero, religiosos e todo o povo da arquidiocese de Manaus nesta prece cheia de gratidão.

Saudação da CNBB a Dom Leonardo Ulrich Steiner

Estimado irmão, Dom Leonardo Ulrich Steiner,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB agradece a solicitude do Santo Padre para com a Igreja no Brasil e o saúda pela nomeação como novo Arcebispo da Arquidiocese de Manaus – AM.

O período no qual o senhor esteve a serviço da CNBB como secretário-geral, entre 2011 e 2019, o qualifica para fazer frutificar a ação evangelizadora em solo amazônico, particularmente num período tão especial após o Sínodo dedicado à região, onde devemos acolher a realidade “como uma dádiva, habitando na criação, não como meio a ser explorado, mas como casa a ser guardada, confiando em Deus”, como ensinou o Papa Francisco na missa de encerramento do Sínodo para a Amazônia.

É do Santo Padre que resgatamos uma frase que marca uma das iniciativas da CNBB que, com tanto carinho, o senhor colocou em prática, o Ano da Paz: “Trata-se de ser artesãos da paz, porque construir a paz é uma arte que requer serenidade, criatividade, sensibilidade e destreza”.

Fazemos nossos votos de fecundo ministério confiando à proteção e intercessão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Saudação da CNBB ao padre Dilmo Franco de Campos

Estimado padre Dilmo,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressa alegria com sua nomeação como bispo auxiliar de Anápolis (GO), anunciada pelo papa Francisco na manhã desta quarta-feira.

O caminho de seu ministério sacerdotal coloca em sua biografia sinais de esperança de que seu auxílio a dom João Wilk, bispo de Anápolis, será marcado por grandes frutos para a evangelização.

Manifestamos gratidão pelo seu sim a esta nova missão confiada pela Igreja e desejamos que seu trabalho seja abençoado e cheio de frutos.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB