Papa Francisco faz convite para celebrar as “24 horas para o Senhor” – Portal Paróquias
Papa Francisco faz convite para celebrar as “24 horas para o Senhor”

Em tempos de coronavírus, também a iniciativa “24 horas para o Senhor” sofre modificações

A pandemia do coronavírus impedirá, em muitos países, a realização nas igrejas da tradicional iniciativa quaresmal conhecida pelas “24 horas para o Senhor”. Em decorrência disso, Papa Francisco convida os fiéis para que vivam este momento em oração pessoal.

Nesta quarta-feira, na Audiência Geral, o Santo Padre recordou a realização da oração nos próximos dias 20 e 21 de março. “Um evento importante da Quaresma para a oração e para se aproximar do sacramento da reconciliação”, afirma.

Devido à pandemia, em Roma, na Itália e em outros países esta iniciativa não se realizará nas formas habituais. Por isso, Francisco encoraja os fiéis a “se aproximarem de maneira sincera à misericórdia de Deus na confissão e a rezar especialmente por quem vive na provação por causa da pandemia”.

Onde houver a impossibilidade de celebrar as “24 horas para o Senhor”, o Papa faz votos que se viva este momento penitencial com a oração pessoal.

A iniciativa das “24 horas para o Senhor” nasceu em Roma há sete anos, mas logo se tornou mundial. Os fiéis espalhados nos cinco continentes unem-se espiritualmente ao Santo Padre para, como o próprio nome diz, 24 horas de oração e a abertura extraordinária das igrejas que aderem ao evento. Este ano, vários locais de culto estão fechados para não favorecer a propagação do COVID-19.

CNBB emite nota sobre coronavírus

Celebração pontifícia anulada

Um comunicado emitido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização informa que foi anulada a celebração penitencial que seria presidida pelo Pontífice em 20 de março, na Basílica de São Pedro.

“Todavia, pedimos aos fiéis que mantenham o caráter penitencial das 24 Horas para o Senhor, por exemplo, meditando e rezando diante do Crucifixo. A todos os fiéis, inclusive aqueles que podem celebrar as “24 Horas para o Senhor, pedimos que rezem pelo Santo Padre. Além dos Bispos, Sacerdotes e por todos aqueles que, na sociedade, devem enfrentar esta situação”, lê-se na nota do Pontifício Conselho.

Com informações de Vatican News