Congresso de Líderes de Religiões

O Santo Padre fará viagem ao Cazaquistão para participar do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais, marcado para setembro deste ano

Após o retorno da Viagem Apostólica ao Canadá, na última terça-feira (2) a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou uma nota com as informações da próxima viagem do Papa Francisco. O destino será Nursultan, capital do Cazaquistão, localizado na Ásia Central, por ocasião do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais.

A viagem acontecerá entre os dias 13 e 15 de setembro. Durante esses dias, o Santo Padre se reunirá com líderes religiosos e civis, fará 4 discursos, participará de momentos oracionais e celebrará uma Missa.

 

OVES-CATEQUESE

 

Programação

De acordo com Sala de Imprensa, no primeiro dia (13) o Papa Francisco partirá de Roma com destino à Nursultan com chegada ao aeroporto prevista para 17h45 (horário local). Ali será feita, no Palácio Presidencial, uma cerimônia de acolhida e logo após se reunirá com o Presidente da República, Kassym-Jomart Tokayev, em uma visita de cortesia. Às 19h30, haverá um encontro com autoridades, civis e diplomatas, no Qazaq Concert Hall, com discurso do Santo Padre.

A agenda do próximo dia de visita (14), se reserva a um momento oracional dos líderes religiosos, em silêncio. Também participará da Sessão de Abertura do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais e fará um discurso, às 10h, no Palácio da Paz e da Reconciliação, onde também se encontrará com líderes religiosos, de forma privada. Termina o dia com a celebração da Santa Missa com homilia do Santo Padre, às 16h45, na Praça da Expo.

No último dia (15), o Papa se encontrará com membros da ordem religiosa da Companhia de Jesus, os jesuístas (SJ), e depois com bispos, padres, diáconos, consagrados, seminaristas e agentes de pastoral, na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com discurso. Às 15h, participará da leitura da Declaração Final e conclusão do Congresso, com discurso, no Palácio da Paz e da Reconciliação. Logo após, às 16h15, está prevista a Cerimônia de Despedida, no aeroporto. O retorno à Roma está marcado para às 20h15 (horário local).

Leia mais:
Catequistas Brasil realiza Mês do Catequista em agosto
Nova ExpoCatólica: a feira que você já conhece, com oportunidades que você nunca viu!

Convites para a viagem

Em 2019, os bispos do Cazaquistão convidaram o Santo Padre para uma visita, em especial para o Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais, durante a visita Ad Limina Apostolorum.

Durante audiência, em 2021, o Presidente do Senado do Cazaquistão, Ashimbayev, também convidou o Papa Francisco para que participasse do evento.

Há 21 anos, São João Paulo II, na época Papa, visitou o país em 2001, em uma Viagem Apostólica.

Congresso de Líderes

O Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais acontece desde 2003, com sua primeira edição em Astana (atual Nursultan). Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Congresso tem objetivo de contribuir com a paz, harmonia e diálogo inter-religioso.

Em 2022, o Congresso será entre 14 e 15 de setembro e o tema proposto é “O papel dos líderes das religiões mundiais e tradicionais no desenvolvimento sócio-espiritual da humanidade no período pós-pandêmico”.

©[2022] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?