O Papa Francisco alertou para o individualismo e uma fé que só é manifestada através da “viralização” dos sacramentos

Durante a celebração da Missa na Casa Santa marta, realizada nesta manhã (17), o Papa Francisco meditou o evangelho de João em que narrou que a familiaridade dos cristãos com o Senhor é comunitária. Isto é, é importante que vivamos em comunidade a fé, por isso, alertou para o risco que a fé “virtual” pode trazer:

DIRETÓRIO CATEQUESE DESK

“Esta familiaridade dos cristãos com o Senhor sempre é comunitária. Sim, é íntima, é pessoal, mas em comunidade. Uma familiaridade sem comunidade, uma familiaridade sem o pão, uma familiaridade sem a Igreja, sem o povo, sem os sacramentos, é perigosa. Pode tornar-se uma familiaridade – digamos – gnóstica, uma familiaridade somente para mim, separada do povo de Deus. A familiaridade dos apóstolos com o Senhor sempre era comunitária, se dava sempre à mesa, sinal da comunidade. Sempre era com o Sacramento, com o pão.”

Leia mais:
Bispo mais idoso do Brasil morre na Itália

 Com a pandemia de coronavírus, as missas e outras atividades religiosas agora só podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação e as redes sociais. Com isso, a visibilidade de uma fé manifestada através do virtual ganhou força:

  “essa pandemia que fez que todos nos comunicássemos também religiosamente através da mídia, inclusive esta Missa, estamos todos comunicados, mas não juntos, espiritualmente juntos. O povo é pequeno. Há um grande povo: estamos juntos, mas não juntos. Também o Sacramento: hoje vocês terão, a Eucaristia, mas as pessoas que estão em conexão conosco (terão) somente a Comunhão espiritual. E esta não é a Igreja. Esta é a Igreja de uma situação difícil, que o Senhor a permite, mas o ideal da Igreja é sempre com o povo e com os Sacramentos. Sempre”- alertou o Santo Padre

Fonte: Vatican News

 

 

Tags:

©[2021] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account