Papa afirma que a defesa da vida não é ideologia, é uma realidade humana – Portal Paróquias
Papa afirma que a defesa da vida não é ideologia, é uma realidade humana

Na solenidade da Anunciação do Senhor, Papa afirma que a defesa da vida não é um conceito abstrato pois se manifesta em pessoas de carne e osso

Na Audiência Geral desta quarta-feira, Papa Francisco deu uma pausa nas catequeses sobre as bem-aventuranças para recordar e celebrar a Solenidade da Anunciação do Senhor, neste dia 25, e os 25 anos da Encíclica Evangelium vitae, de São João Paulo II. Com o sugestivo título “O Evangelho da vida” o Pontífice deu andamento a “modalidade conoravírus”.

Associando o contexto de pandemia que ameaça a vida

“O elo entre a Anunciação e o ‘Evangelho da vida’ é íntimo e profundo, como destacou São João Paulo II na Encíclica”, ressaltou o Papa. E hoje, “nos encontramos a relançar este ensinamento no contexto de uma pandemia que ameaça a vida humana e a economia mundial”.
Como todo anúncio evangélico, prosseguiu o Santo Padre, também este deve ser, antes de tudo, testemunhado.

“E penso com gratidão ao testemunho silencioso de tantas pessoas que, de várias maneiras, estão se sacrificando a serviço dos doentes, dos idosos, de quem é só e mais indigente. Colocam em prática o Evangelho da vida, como Maria que, ao acolher o anúncio do anjo, foi ajudar a prima Isabel.”

“Não saia de casa!” pede o Presidente da CNBB em pronunciamento sobre a COVID-19

A ameaça à vida repercute no coração da Igreja, não é ideologia

O conceito de vida que somos chamados a promover e defender não é um conceito abstrato, salientou o Pontífice, mas se manifesta sempre numa pessoa em carne e osso. Dessa forma, toda ameaça à dignidade e à vida humanas repercute no coração da Igreja, nas suas “vísceras” maternas.

“A defesa da vida para a Igreja não é uma ideologia, mas uma realidade humana. Envolve todos os cristãos. Porque são cristãos, são humanos. Não é uma ideologia.”

E as ameaças existem, desde novas formas de escravidão às legislações que nem sempre tutelam a vida mais vulnerável. “A mensagem da Encíclica Evangelium vitae, portanto, é mais do que nunca atual”, disse Francisco.

Para além das emergências, como esta que estamos vivendo, se trata de agir no plano cultural e educativo para transmitir às futuras gerações a atitude da solidariedade, do cuidado e do acolhimento.

“Queridos irmãos e irmãs, toda vida humana, única e irrepetível, constitui um valor inestimável. Isto deve ser anunciado sempre novamente, com a coragem da palavra e a coragem das ações.”

Concluindo, utilizou o apelo feito pelo santo polonês 25 anos atrás:

“Respeita, defende, ama e serve a vida, cada vida humana! Unicamente por esta estrada, encontrarás justiça, progresso, verdadeira liberdade, paz e felicidade!”

Assista as palavras do Papa:

Com informações de Vatican News