Zovirax Buy Amazon Eflornithine Recreational Buy Flibanserin Nz Buying Addyi Online Buy Minoxidil Usa Pharmacy Saiba como organizar um Jornal Mural em sua comunidade
Saiba como organizar um Jornal Mural em sua comunidade

O que é um Jornal Mural?

Custa pouco manter a comunidade bem informada, uma alternativa bastante econômica é o Jornal Mural. Além de ser um instrumento de comunicação rápida e imediata, se dirige essencialmente ao público interno. Confundido, às vezes, com o “quadro de avisos”, o Jornal Mural apresenta algumas diferenças:

• O quadro de avisos contém ou deve conter apenas informações de ordem administrativa, como horários, normas, determinações.
  • Já o Jornal Mural, como o próprio nome indica, precisa trazer notícias, ou seja, tudo o que é novo, como informações sobre o que acontece na comunidade. O Jornal Mural é ideal para a divulgação de promoções, aniversários e eventos de evangelização.

Invista em bom atendimento paroquial para os dizimistas

É importante que a paróquia tenha o este formato de mural, para que possa reunir informações úteis, com ilustrações, além das determinações, horários, etc. Assim, motiva a comunidade a participar de uma forma mais ativa.

Lembrar que o Jornal Mural não pode ser peça isolada, mas parte importante de todo o processo de comunicação. Exige, porém, dedicação, criatividade e trabalho. Assim, a estrutura da produção do jornal mural, segue os seguintes passos:

Objetivo

Em primeiro lugar é preciso definir com exatidão qual será a finalidade do Jornal Mural a ser adotado, em seguida, estabelecer suas características. Definido seu objetivo, determine o espaço necessário para a organização das informações, isto é, o tamanho do mural.
Para facilitar, são aconselháveis painéis cobertos com cortiça, o que ajuda muito na montagem das informações.

Localização

É importante que o Jornal Mural esteja bem localizado, onde as pessoas tenham espaço suficiente para lerem as notícias, sem perturbar a movimentação interna ou fazer aglomerações em locais não indicados.

Acessibilidade

Para atingir a todos que passam pelo local, um abrangente meio, é colocar o Jornal Mural dos dois lados na entrada da igreja, com iluminação adequada para leitura. Ao ser instalado deve estar à altura dos olhos; nada de notícias muito acima ou muito abaixo desse padrão.

Conteúdo

O Jornal não dever ser um espaço livre, onde cada um coloca o que quer sem planejamento. Para isso, é importante que seja realizada mensalmente uma reunião de pauta para elaborar seu conteúdo.

Linguagem

A leitura deve ser facilitada, com textos concisos, apresentados em letras de tamanho que permitam que seja feita à boa distância, sem dificuldades. É importante não esquecer, de revisar a ortografia e concordância dos textos.

Pároco: confira dicas para gerenciar sua comunidade paroquial

Diagramação

A arte do mural deve ser bem cuidada. Quanto mais limpo o visual, melhor fica a compreensão do conteúdo nele exposto, pois as informações devem ser bem distribuídas e dispostas de forma agradável. É importante estudar essa distribuição, levando-se em conta o volume e os tipos de informação que será divulgada.

A titulação das colunas deve ser feita em letras grandes e coloridas. Use a criatividade para destacar determinadas informações. Prepare ilustrações especiais para datas comemorativas, etc.

O Jornal Mural significa a chance de ter com um pequeno custo à comunicação direta, rápida e imediata em sua paróquia.

Ana Paula Moreira Lima foi redatora da Revista Paróquias.

Texto escrito por Ana Paula Moreira e adaptado por Redação Promocat