Saiba como organizar um Jornal Mural em sua comunidade

O que é um Jornal Mural?

Custa pouco manter a comunidade bem informada, uma alternativa bastante econômica é o Jornal Mural. Além de ser um instrumento de comunicação rápida e imediata, se dirige essencialmente ao público interno. Confundido, às vezes, com o “quadro de avisos”, o Jornal Mural apresenta algumas diferenças:

• O quadro de avisos contém ou deve conter apenas informações de ordem administrativa, como horários, normas, determinações.
  • Já o Jornal Mural, como o próprio nome indica, precisa trazer notícias, ou seja, tudo o que é novo, como informações sobre o que acontece na comunidade. O Jornal Mural é ideal para a divulgação de promoções, aniversários e eventos de evangelização.

Invista em bom atendimento paroquial para os dizimistas

É importante que a paróquia tenha o este formato de mural, para que possa reunir informações úteis, com ilustrações, além das determinações, horários, etc. Assim, motiva a comunidade a participar de uma forma mais ativa.

Lembrar que o Jornal Mural não pode ser peça isolada, mas parte importante de todo o processo de comunicação. Exige, porém, dedicação, criatividade e trabalho. Assim, a estrutura da produção do jornal mural, segue os seguintes passos:

Objetivo

Em primeiro lugar é preciso definir com exatidão qual será a finalidade do Jornal Mural a ser adotado, em seguida, estabelecer suas características. Definido seu objetivo, determine o espaço necessário para a organização das informações, isto é, o tamanho do mural.
Para facilitar, são aconselháveis painéis cobertos com cortiça, o que ajuda muito na montagem das informações.

Localização

É importante que o Jornal Mural esteja bem localizado, onde as pessoas tenham espaço suficiente para lerem as notícias, sem perturbar a movimentação interna ou fazer aglomerações em locais não indicados.

Acessibilidade

Para atingir a todos que passam pelo local, um abrangente meio, é colocar o Jornal Mural dos dois lados na entrada da igreja, com iluminação adequada para leitura. Ao ser instalado deve estar à altura dos olhos; nada de notícias muito acima ou muito abaixo desse padrão.

Conteúdo

O Jornal não dever ser um espaço livre, onde cada um coloca o que quer sem planejamento. Para isso, é importante que seja realizada mensalmente uma reunião de pauta para elaborar seu conteúdo.

Linguagem

A leitura deve ser facilitada, com textos concisos, apresentados em letras de tamanho que permitam que seja feita à boa distância, sem dificuldades. É importante não esquecer, de revisar a ortografia e concordância dos textos.

Pároco: confira dicas para gerenciar sua comunidade paroquial

Diagramação

A arte do mural deve ser bem cuidada. Quanto mais limpo o visual, melhor fica a compreensão do conteúdo nele exposto, pois as informações devem ser bem distribuídas e dispostas de forma agradável. É importante estudar essa distribuição, levando-se em conta o volume e os tipos de informação que será divulgada.

A titulação das colunas deve ser feita em letras grandes e coloridas. Use a criatividade para destacar determinadas informações. Prepare ilustrações especiais para datas comemorativas, etc.

O Jornal Mural significa a chance de ter com um pequeno custo à comunicação direta, rápida e imediata em sua paróquia.

Ana Paula Moreira Lima foi redatora da Revista Paróquias.

Texto escrito por Ana Paula Moreira e adaptado por Redação Promocat