Organize sua instituição acompanhando a evolução do mundo contemporâneo

Dentro do panorama atual e do que se descortina para os próximos anos, entende-se que os desafios que surgirão paras as organizações serão agravantes ao alcance de futuros resultados. Afinal, os mercados consumidores estão mais exigentes e as demandas mais desiquilibradas gerando aumento da competitividade. Neste contexto, a tecnologia está evoluindo mais rápido, surgindo mudanças significativas no modo de gerir um negócio, frente a esta tendência, o mundo busca aceleradamente alcançar sua globalização real.

As organizações preocupadas com este cenário estão buscando viabilizar os gerenciamentos de suas atividades de forma integrada, como se elas fossem engrenagens cooperadoras do bom funcionamento do motor funcional de uma organização; consequentemente corresponsáveis diretas na concretização dos objetivos.

 

VOLTAR PARA O ÍNDICE DA EDIÇÃO 95

 

Partindo da teoria de que cada atividade é distribuída conforme está determinada sua função e seu setor de atuação, integralizá-las contribuirá em muito para o alcance da eficiência organizacional. Aliar esta integração das atividades às definições do modus operandi da globalização contemporânea em conjunto com o acompanhamento da evolução tecnológica, garante a organização ou instituição acompanhar as grandes mudanças deste século.

Enfim, acontece na atualidade uma grande revolução organizacional:

  1. Organizações cada vez mais operando em forma de redes dinâmicas e abertas;
  2. Viabilização da complementaridade das atividades e comunhão de valores e princípios;
  3. Adequação ao espaço externo integralizando suas atividades e informatizando-se para serem mais rápidas e seguras.

Esta visão contemporânea de uma realidade de “conjunto” é um sinalizador para nossa Gestão Paroquial, ou seja, devemos avaliar os nossos processos internos para buscarmos integralizar as atividades e assim, gerar respostas rápidas às necessidades do nosso público-alvo: os fiéis.

Para isso, se faz necessário empregar a chamada “Cadeia de Valores” demonstrada abaixo, que destacam as principais ações para atingir uma integração de atividades na administração paroquial:

1º. Tecnologia

Utilizar da tecnologia para:

  1. Agilizar nosso tempo de resposta – Em um mundo dinâmico quem solicita serviços quer respostas rápidas, desburocratizadas e precisas.
  2. Segurança da informação – decorrente da fragilidade das redes abertas, a informação tem que ter a garantia do seu sigilo.
  3. Comunicação digital – Hoje, o mundo se comunica por imagens e rápidas frases objetivas, as comunicações com excessivas linhas escritas tem resultados negativos junto ao público alvo.

Como hoje utilizar desta tecnologia de modo prático nas nossas decisões, nossas comunicações e no melhor atendimento aos fiéis da Igreja?

Organize sua instituição acompanhando a evolução do mundo contemporâneo

2º. Integral

Integralizar as áreas da administração paroquial:

  • Processos Integrados – As atividades de secretária que incluem atendimento e agenda paroquial, não podem funcionar isoladas das atividades da gestão financeira, assim como os líderes pastorais, também devem estar com suas atividades alinhadas com a secretária e a gestão financeira e, assim sucessivamente com as demais áreas da administração paroquial.
  • Nova cultura Organizacional – Reuniões produtivas; procedimentos que estabilizam os conflitos oriundos das más comunicações; feedbacks entre parceiros que corrigem os erros e destacam os acertos das rotinas funcionais.

De que forma integralizar nossas atividades entre as diversas áreas que atendem a Administração Paroquial?

3º. Informação

Bases de dados abertas às diversas áreas paroquiais para que possam ser utilizadas nas diversas iniciativas de melhorias nos processos:

  1. O Controle dos dizimistas pode ajudar, como mala direta para convite à catequese ou formações especificas;
  2. O Controle das famílias da cesta básica como base de pesquisa para visitas das Pastorais da Família e da Criança;
  3. No geral, os controles em base única para serem utilizado pela secretária na mala direta das comunicações de eventos ou no envio de mensagens do padre.

– Na integração das pastorais quais controles de bases de dados poderiam agregar com mais eficácia nos resultados esperados?

4º. Formação

Aprimorar a formação dos colaboradores que executam as atividades paroquiais:

  • Propor um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias;
  • Promover atuações de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora;
  • Promover a disseminação da compreensão do conjunto das atividades e dos processos da paroquia;
  • Incentivar a valorização nos desempenhos das atividades em equipe.

Como promover ambientes mais agradáveis, comprometidos em equipes, sem competições e conflitos que impactam na realização da integração das atividades?

Esta “cadeia de valores” aproximam as atividades paroquias às atividades realizadas pelas organizações modernas, que hoje se moldam decorrentes das mudanças globais. Dentro da nossa universalidade é importante abrir-se ao mundo globalizado, mas sempre com o foco na Evangelização e no melhor para nosso Senhor.

Marcos Antônio Domingues é Graduado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Administração Financeira e Bacharel em Teologia, também é profissional na área de Processos e Projetos.

Veja os outros artigos da edição 95:

 

VOLTAR PARA O ÍNDICE DA EDIÇÃO 95

©[2022] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?