O uso do endomarketing na pastoral do dízimo

Conheça o Endomarketing

“ENDO” provém do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”. Endomarketing, é portanto, marketing para dentro. É a utilização de modernas ferramentas de marketing, porém, dirigidas ao púbico interno das organizações. Contudo, são ações estruturais que visam a ação para o mercado. Informações como conhecimento geográfico da paróquia, perseverança, presteza nos trabalhos pastorais, baixa conscientização dizimal, não aplicação de ferramentas gerenciais e de recursos humanos, devem ser compartilhadas.

Redefina a missão da paróquia para o marketing religioso

A palavra ‘endomarketing’ hoje engloba todas as atividades empresariais que são realizadas no âmbito da comunicação Interna. Ela atua como estratégia de aproximação funcionário-empresa. Sendo assim, pode ser desenvolvida em qualquer ambiente organizacional de mudança e por instituições de todos os portes, sem exigir profundas ou onerosas transformações estruturais ou gerenciais.

A expressão surgiu como forma de alertas aos administradores. Existe também o cliente-interno e que este também deve estar satisfeito com a empresa, suas metas, seu ambiente de trabalho, salário e relações interpessoais na empresa. Entretanto, o público interno deve estar satisfeito com o nível de informação que recebe nas transformações gerenciais em busca de qualidade e da competitividade.

Use-o em sua pastoral

Primeiramente, saber manifestar, com eficiência, informações é uma tarefa árdua. Por isto, com o trabalho da comunicação Interna, usando-se das estratégias que Breguez ensina sobre o endomarketing, podemos atuar com as várias ferramentas na Pastoral do Dizimo. Enfim, quando a Pastoral caminha em busca de qualidade interna, ela deve reestruturar seus sistemas de comunicação para atender melhor os dizimistas. Portanto, a comunicação é hoje uma ferramenta estratégica, também para o bom desempenho das pastorais, principalmente a Pastoral do Dizimo. Ai está a razão do seu sucesso.

A segmentação e a escolha dos alvos

Dom Edson Oriolo, mestre em Filosofia Social, Pároco e Reitor da Basílica do Carmo em Borda da Mata – MG

Texto escrito por Dom Edson Oriolo e adaptado por Redação Promocat