O treinamento dos profissionais que atuam em sua paróquia é essencial – Portal Paróquias
O treinamento dos profissionais que atuam em sua paróquia é essencial

Invista no treinamento dos profissionais que atuam em sua paróquia

Para algumas pessoas, o treinamento dos profissionais é aceito como tortura e, de maneira enérgica, afirma que treinar não passa de um desperdício de dinheiro. Dessa forma, gradativamente, passam a ser indivíduos que não são capazes de perceber que a oportunidade de aprender permite aprimorar as habilidades profissionais, a resolução de problemas de comunicação e a relação humana entre líder e liderado. Portanto, o treinamento precisa atuar na parte racional, emocional e fortalecer a certeza de retorno do investimento realizado.

Nesse sentido, os profissionais que atuam nas paróquias, congregações e institutos religiosos, também necessitam de treinamento. Pessoas que dizem que não precisam de treinamento, normalmente, há mais de dois anos não realizam nenhuma alteração no próprio currículo, por isso, deve investir na qualidade.

O treinamento dos profissionais que atuam em sua paróquia é essencial

Geração WWW: Quais são suas escolhas na internet?

Existem dois fatores importantes

1.  Funcionário que não recebe capacitação rema contra a missãoExistem líderes que dizem não treinar seus liderados alegando que depois de algum tempo, este funcionário pedirá a demissão e buscam outras oportunidades. Quando ouço afirmações como estas, faço reflexões, e imagino como deve ser o clima organizacional dessa instituição. Penso onde está a preocupação e a paixão que este líder demonstra sob seus liderados no processo de aprendizagem organizacional. Na prática, um profissional que não recebe treinamento e não participa de um processo de qualificação, acaba atendendo mal, encontrando desculpas e se escondendo atrás de culpados.
  2. Momento oportuno

Um pároco contou que era preciso melhorar a forma do atendimento em sua secretaria. Questionei qual era o motivo dessa preocupação, pois anteriormente ele não sabia como fazer. Porém, achou necessário investir em cursos para as duas secretárias.

Contudo, perceba que há párocos-líderes que durante muito tempo mantêm seu atendimento aos fiéis sem nenhuma inovação. Há líderes que não investem em treinamento e ficam surpresos, quando percebem que há a necessidade de atualizar a missão confiada pela Igreja. Por isso, o treinamento contribui para que o padre e/ou religioso (a) administrador (a) se tornem membros de um corpo e parte de uma equipe.

O Promotor Vocacional em formação e o seu exercício na Igreja

Dalmir Sant’Anna é Palestrante Comportamental. É Mestre em Administração de Empresas. Pós-graduado em gestão de Pessoas e em Magistério Superior. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. Site: http://www.dalmir.com.br

Texto escrito por Dalmir Sant’Anna e adaptado por Redação Promocat