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O plano de marketing pode potencializar a sua paróquia

Construa um plano de marketing que atenda as potencialidades de sua paróquia

Construir um plano de marketing é um processo que deve ser avaliado em diferentes estágios ou situações. Para um planejamento bem estruturado para ser aplicado na comunidade paroquial, é importante prestar atenção e iniciar com uma análise da situação. Essa análise o gestor deverá mapear ou examinar as grandes forças ou potenciais que a comunidade possui. Isto quer dizer que no ambiente paroquial ou comunitária, o líder consegue vislumbrar quais necessidades devem ser priorizadas. Dessa forma, irá identificar suas “forças” (strengths) ligadas a uma sequência que deve ser observada de fora para dentro, e não de dentro para fora.

Um exemplo que podemos indicar, é como está sendo planejada a prestação de contas da paróquia para a comunidade. Logo, após fazer essa análise, o gestor poderá avaliar em que momento da prestação de contas a comunidade estará participando e partilhando para contribuir com a evolução e crescimento da comunidade.

Toda instituição religiosa pode utilizar de estratégias de marketing para melhorar sua qualidade e excelência no atendimento ao público. Contudo, uma das estratégias é um planejamento. Sob a luz de objetivos, tática e controle, o gestor paroquial, tomado pelo exemplo citado poderá ampliar e melhorar seu trabalho tanto administrativo quanto pastoral. Por isso, identificadas e mapeadas as “forças” de sua comunidade. Sendo assim, é hora de construir um plano que atenda suas intenções e expectativas.

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3 etapas para elaborar um plano de marketing

  1. Objetivos: com base em sua realidade paroquial, identificando as melhores oportunidades, defina o que realmente está necessitando de organização. Construa um painel, onde poderá estabelecer metas e prazos para atender as questões mais urgentes e indispensáveis para solução de problemas ou novas ideias e sugestões;
  2. Tática: essa estratégia deve ser explicada minuciosamente no que diz respeito às formas de aplicação das soluções dos problemas. Haja vista que diante das diversas áreas e demandas de trabalho, o gestor pode se servir de ações pensadas e estruturadas por meio do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) e CAEP (Comissão para Assuntos Econômicos da Paróquia);
  3. Controles: essa etapa deve ser bem analisada. Toda instituição religiosa deve estabelecer períodos de revisão e medidas que em comunidade, demonstrarão como o plano ou o planejamento está sendo avaliado. Ou seja, a paróquia ou comunidade deve constantemente revisar seus objetivos. Além de estratégias e ações, com o intuito de fazer as observações para corrigir os erros e aprimorar os acertos.

Quais as necessidades?

Portanto, para aplicar estes breves conceitos, o gestor deverá analisar previamente quais as necessidades mais urgentes. Deverá manter o foco para definir suas estratégias e desenvolver diversas ações em prol da comunidade. São posturas novas. Ao longo do trabalho, os resultados certamente surgirão para ajudar nas decisões e melhor organização de sua instituição.

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Marcelo dos Santos é Diretor Editorial da Revista Paróquias. Bacharel e Licenciado em Filosofia e História, pela PUCCampinas/SP. Bacharel em Teologia pelo ITESP/SP. Autor do livro “Sob a Luz do Evangelho”, publicado pela Editora A Partilha.

Texto escrito por Marcelo e adaptado por Redação Promocat

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