O modelo administrativo de Jesus baseado em planejamento estratégico

O modelo administrativo de Jesus

O modelo administrativo de Jesus causou grandes impactos em sua época. A história de fundação e estruturação da Igreja é envolta, sobretudo, pela graça do Espírito Santo. Mas olhando as ações realizadas por Jesus no período em que esteve pregando sua mensagem e fazendo os primeiros discípulos, notamos um louvável perfil de administrador a ser aprendido por todos nós.

Observando seus processos e métodos de avaliação, percebemos que a organização fundada por Ele é a mais bem-sucedida de todas. E o tempo mostra isso. São mais de dois mil anos atuando no mercado, patrimônios incalculáveis, milhões de pessoas leais, canais de distribuição de fazer inveja a qualquer outra organização no mundo e etc.

Briner (1997) descreve com louvor essa característica da logística de Jesus. Ele cita que “não é por acaso ou coincidência que Ele escolhe o cume de um monte como cenário de seu histórico e transformador chamado aos doze homens que, mais tarde, iriam virar o mundo de cabeça para baixo – um lugar memorável para uma ocasião ainda mais memorável”. Diversificação de forma integrada com sucesso absoluto no mundo inteiro e em todas as nações. Jesus Cristo é amplamente difundido em todo mundo. E o resultado de tudo isso é: um homem que vive e reina com supremacia. Reconhecido como o Filho de Deus, e também analisado como o maior administrador que o mundo já conheceu.

A postura administrativa trabalhada conforme a missão da Igreja

O Planejamento nas instituições

Uma instituição pode ser muito boa em vários setores, porém, se não tiver um bom plano administrativo, certamente terá problemas na hora da tomada de decisões. Ele, ao contrário, tinha um plano bem elaborado e o seguiu fielmente. Ele sabia exatamente aonde queria chegar e qual a sua missão, por isso não permitiu que nada e nem ninguém o detivesse, foi firme, inflexível e resoluto.

Se as pessoas e as organizações de hoje tivessem essa mesma determinação, entregando-se a um plano de forma plena na hora de executá-lo, com certeza tudo ficaria mais fácil. Sem um plano, não se tem para onde ir, não se tem um foco onde canalizar as energias necessárias para o bom andamento das coisas. Sem um plano, tudo fica na obra do acaso. Um plano é como uma bússola. Ele te direciona no caminho certo, fazendo com que você assuma o controle do mundo a sua volta.

Para que as pessoas e as organizações assegurem a máxima eficácia e a completa realização de seus planos se faz necessária uma preparação adequada, pois planos ruins produzem resultados piores ainda. Jesus tinha um embasamento, onde fundamentava suas ações, sabendo executá-las brilhantemente. Contudo, quem deseja obter bons resultados, necessita seguir esses passos, do contrário, ficará envolto em nuvens escuras sem saber que rumo tomar.

O modelo administrativo de Jesus baseado em planejamento estratégico

A importância dos projetos para organizar os serviços da paróquia

Escolha bem seus colaboradores!

Um outro ponto fundamental foi a escolha de seus colaboradores. Os discípulos de Jesus tiveram uma função grandiosa na propagação de Sua mensagem. Segundo Briner, “a história demonstra que Jesus fez um trabalho extraordinário ao selecionar sua equipe. E se você entender bem o plano dele, saberá que até mesmo Judas, o traidor, fazia parte desse plano”.

Escolha com eficiência os discípulos que irão colaborar na sua organização. Tenha os olhos de águia como teve Jesus ao escolher seus primeiros seguidores. Pedro (Simão), André, Tiago e João, pescadores de peixes, homens simples e com suas limitações. Através do investimento que Cristo promoveu em suas vidas, tornaram-se pescadores de homens e propagadores da Palavra de Deus.

Jesus continua como este modelo de administrador para nós e todos temos, por compromisso, a missão de levar adiante Sua obra. Portanto, é nossa responsabilidade levar adiante o que o Mestre nos deixou, com foco e planejamento estratégico eficazes.

Vanusa Cavalcante é formada em Administração de Empresas, especializada em Marketing.

Texto escrito por Vanusa Cavalcante e adaptado por Redação Promocat