O gerenciamento do tempo pode melhorar sua administração paroquial

Use o gerenciamento do tempo para melhor administrar suas atividades diárias

O gerenciamento do tempo é o estopim para uma vida social e profissional mais organizada. É comum, hoje, apesar dos avanços das tecnologias e das inúmeras facilidades do mundo moderno, dito globalizado, ouvir dizer que falta tempo para o cumprimento da maioria dos compromissos assumidos ou da realização de projetos no tempo planejado. Entretanto, essa não é uma reclamação apenas de quem trabalha em empresas do primeiro setor, com fins lucrativos, onde se faz jus a máxima preconizada por Benjamin Franklin de que tempo é dinheiro. Ouvimos essa reclamação também no terceiro setor. Por exemplo, nas instituições de caridade, nos colégios, paróquias e casas religiosas, onde os valores que se pleiteiam vão muito além do dinheiro.

Independentemente do setor, ou da área em que se atua, é necessário, para obter resultados nos empreendimentos, ser eficaz e ágil nas tomadas de decisões. Porém, a agilidade depende do fator tempo e tempo é uma questão de organização. Organização é saber administrar cada compromisso no seu devido tempo, é ter metas e métodos. Albert Einstein dizia que falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos. Vamos, então, apresentar aqui algumas dicas que podem ajudar a administrar bem o tempo e evitar tensões geradas pelo excesso de compromissos ou pela falta de organização.

A importância do livro tombo para a administração da sua paróquia

Planejamento

As pessoas mais desorganizadas são as que mais reclamam da falta de tempo ou as que não cumprem seus compromissos em tempo hábil. Assim sendo, procure fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo de seus compromissos e projetos. Procure executá-los bem antes do prazo determinado. Assim sobrará tempo para descansar e planejar outras coisas, além de não se tornar vítima do estresse que acomete quem deixa tudo para a última hora. Agindo dessa maneira você terá tempo para resolver da melhor maneira os imprevistos que sempre aparecem.

Agenda

Para o gerenciamento do tempo, organize uma agenda de compromissos, anotando-os por data e urgência. Dê prioridade ao que realmente é mais importante e dimensione o tempo que será utilizado em cada um desses compromissos. A agenda é o local onde anotamos o que temos que fazer ao logo do dia, do mês e do ano e ela deve ser consultada no início de cada dia.

Definir prioridades

Em resumo, além da agenda, é importante fazer apontamentos à parte, das tarefas e projetos prioritários. Seguindo as orientações de Marcelo Ortega, aconselhamos que se faça uma lista classificando as prioridades como urgente, crítica, normal e “quando possível”. Urgente é tudo aquilo que é preciso fazer no mesmo dia. Crítico é tudo aquilo que precisa ser acompanhado de perto. Pode ser uma pendência que está sendo tratada por você já há alguns dias. Normal é tudo aquilo que faz parte da agenda convencional e “quando possível” é aquilo que normalmente serve para definir imprevistos e estes serão concluídos no menor tempo possível.

A escrituração contábil para uma administração organizada e eficiente

Foco

É preciso não perder o foco dos compromissos se queremos realizá-los em tempo hábil. Durante um dia de atividade, são muitas as coisas e situações que nos tiram do foco (bate-papo, telefonemas, e-mails, distrações, etc). É preciso, a cada dia, definir aonde se quer chegar, que metas se quer atingir e quais os compromissos a serem realizados naquele dia. Para não perder o foco, anote cada um deles e procure reservar um tempo para cada coisa. Portanto, evite interromper as atividades constantemente e procure fazer uma coisa de cada vez. Primeiro conclua a que iniciou para depois iniciar a seguinte.

O tempo é o primeiro e o mais importante elemento que devemos saber administrar. Quem não consegue administrar o tempo dificilmente saberá administrar qualquer outra coisa porque tudo depende do tempo. Segundo Peter Drucker, para melhor administrar o tempo, vale a pena se questionar: o que eu estou fazendo que não precisa ser feito? O que eu estou fazendo que poderia ser feito por outra pessoa? O que eu estou fazendo que apenas eu posso fazer? O que eu deveria fazer que não estou fazendo? Procure seguir estas dicas e responder a esses questionamentos. Sendo assim, estarás adquirindo uma das mais importantes habilidades que um administrador necessita adquirir: a administração do tempo.

Pe. José Carlos, CP é Doutor em Sociologia. Autor de diversos livros, dentre eles “Assembleia Paroquial. Roteiro de preparação e realização”, pela Editora Vozes e “Guia de Gerenciamento e Administração Paroquial”, pela Paulus Editora.

Texto escrito por Pe. José Carlos e adaptado por Redação Promocat