Novena de Natal 2019: inspiração para as comunidades serem mais acolhedoras

Novena de Natal 2019 inspira comunidades a serem “casas” cada vez mais acolhedoras

Aproximando ao Advento, os bispos da Igreja no Brasil, por meio das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), exortam que todas as comunidades, além de espaços físicos bem organizados, sejam “casas” cada vez mais acolhedoras, onde todos se sintam amparados.

Dessa forma, o episcopado sugere que as pessoas se reúnam em pequenas comunidades para celebrar o Ministério da Encarnação, vivendo a experiência de estar em casa com os irmãos e irmãs.

Dom Carlos Verzeletti, bispo de Castanhal, no Pará, afirma que “A Igreja é uma família que reza unida, que acolhe calorosamente a todos, inspirada na Sagrada Família de Nazaré. É a casa sustentada pelos pilares da Palavra de Deus, Pão, Caridade e Missão”.

Segundo Dom Carlos, a missão e vocação é acolher fraternalmente. Sendo assim, privilegiar os mais vulneráveis e excluídos, que os identifica como Igreja neste mundo marcado pela “crescente globalização da indiferença individualizada e materialista”.

Leia mais:
O amor de Cristo não é amor de telenovela, afirma Papa Francisco em sua homilia

Livreto

Com o livreto produzido e lançado recentemente pela Editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos esperam que as pessoas façam o caminho litúrgico do Advento na unidade eclesial. Usando de forma simples as orientações sobre a vivência cristã de ser “sal da terra e luz do mundo”.

Na atual novena, assim como a do ano anterior, o tema expressa a vivência em família: “Reunidos em Família preparando a vinda do Senhor” buscando motivar os membros da família, em comunidade, à oração e reflexão à luz da Palavra de Deus.

“Com Maria e José, olhamos para Jesus trazendo-lhe o presente da nossa presença servidora e nosso coração aberto, derramando na manjedoura o nome das pessoas que acolhemos e amamos. Feliz será o Natal em nossa casa!”, exorta dom Carlos Verzeletti.

Orientações

Com orientações para a realização dos nove encontros, o roteiro da Novena de Natal possui ainda sugestões de como os grupos podem se organizar. Há ainda oração inicial e final fixas para todos os dias da Novena. “Os encontros devem ser trabalhados de acordo com a mística do tema de cada dia”, diz um trecho da parte que contém as orientações.

A Novena de Natal assim como o Cartaz e os Cantos estão disponíveis para compra no site da Edições CNBB.

Leia mais:
Dom Edson Oriolo é o novo bispo da diocese de Leopoldina (MG)

Com informações de CNBB

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account