Novas nomeações de Papa Francisco para o Brasil

A diocese de São Luís de Montes Belos (GO) ganhou um novo bispo. Já a diocese de Nova Friburgo foi contemplada com um Administrador Apostólico, nomeado por Papa Francisco

O Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por Dom Carmelo Scampa, que pedia o afastamento do governo pastoral da diocese de São Luís de Montes Belos (GO). O bispo nomeado é o Padre Lindomar Rocha Mota, do clero da Arquidiocese de Diamantina (MG), até então pároco de Santo Antônio em Curvelo (MG).

Conheça Padre Lindomar

Lindomar Rocha Mota nasceu no dia 20 de novembro de 1971 na cidade de Arataca, diocese de Itabuna (BA). Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais de Belo Horizonte e Teologia no Ateneu Regina Apostolorum de Roma. Já no Pontifício Instituto Teresianum de Roma obteve a Licenciatura em Espiritualidade e fez o Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Na Universidade de Coimbra, em Portugal, fez um pós-Doutorado em Democracias e Direitos Humanos.

No mês de julho de 1998, foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Diamantina. Lá desempenhou inúmeros cargos, como: reitor de Seminário, vigário paroquial e pároco. Foi assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e professor na PUC de Belo Horizonte.

Atualmente, é pároco de Santo Antônio em Curvelo (desde 2019), diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (desde 2012) e Professor no Seminário Maior de Diamantina e na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte.

Papa acolhe renúncia de dom Carmelo Scampa e nomeia novo bispo para São Luís de Montes Belos (GO)

Entenda o significado do Sacramento da Unção dos Enfermos

Diocese de Nova Friburgo

O Papa aceitou ainda a renúncia ao governo pastoral da diocese de Nova Friburgo (RJ) apresentada por Dom Edney Gouvêa Mattoso e nomeou Administrador Apostólico sede vacante da mesma diocese Dom Paulo Antônio De Conto, bispo emérito de Montenegro (RS).

Com informações de Vatican News