Liderança na paróquia - o poder do exemplo

Liderança na paróquia, motivação e relacionamento humano são, sim, temas de relevância para serem discutidos dentro das Igrejas e casas religiosas. Como ser um bom líder; como formar equipes eficientes e motivadas; quais os tipos de liderança e equipes de trabalho, são todas, questões pertinentes também ao dia-a-dia de uma paróquia. Por serem recorrentes, podem ser administradas a partir de técnicas baseadas em princípios consagrados da administração de pessoal clássica. Aliás, esse é o poder do exemplo. Vale a pena conectar-se com as práticas do mundo empresarial, tendo sempre, claro, como nosso maior exemplo de liderança, Jesus Cristo.

Liderança na paróquia

Em primeiro lugar, liderar significa ter autoridade para comandar ou coordenar pessoas. São ações e palavras aplicadas e que exercem influência sobre o pensamento e comportamento de um grupo. Por mais que se fale que é fácil, que há técnicas adequadas para esta modalidade de desafio administrativo. Só quem está diante de um grupo e que necessita “reger” pessoas em torno de uma proposta de trabalho ou missão, é que saberá quantificar o grau de dificuldades que enfrenta. Tal como nas empresas, o seu trabalho precisa de uma “partitura” e de um “regente”, além de uma equipe muito bem “ensaiada” para dar o ritmo da “orquestra”.

A metáfora aqui é a mais próxima da situação real. Sendo assim, o “maestro” vai se valer de motivações, desejos, sentimentos de cada ação em relação a cada músico e que vão garantir os melhores resultados do conjunto, ou seja, a formação de uma equipe.

Na história da humanidade diversos personagens reforçaram a ideia de liderança na expressão “Siga o meu exemplo”; ações inspiradoras que concretizaram a confiança de subordinados, amigos, funcionários, seguidores. Em oposição, a influência ou persuasão com base na coerção, no poder, o famoso “Eu mando e você obedece”, nem sempre trará resultados muito eficientes. Por outro lado, ter autoridade ou exercer um poder para gerir ou comandar pessoas é razoavelmente fácil; entretanto, nem sempre produz os melhores resultados, nem extrairá das melhores potencialidades do profissional.

Contudo, o principal atributo da liderança é a comunicação relacional, a compreensão do ser humano, em suma, a atitude de ouvir.