Liderança na paróquia - o poder do exemplo

Liderança na paróquia, motivação e relacionamento humano são, sim, temas de relevância para serem discutidos dentro das Igrejas e casas religiosas. Como ser um bom líder; como formar equipes eficientes e motivadas; quais os tipos de liderança e equipes de trabalho, são todas, questões pertinentes também ao dia-a-dia de uma paróquia. Por serem recorrentes, podem ser administradas a partir de técnicas baseadas em princípios consagrados da administração de pessoal clássica. Aliás, esse é o poder do exemplo. Vale a pena conectar-se com as práticas do mundo empresarial, tendo sempre, claro, como nosso maior exemplo de liderança, Jesus Cristo.

Liderança na paróquia

Em primeiro lugar, liderar significa ter autoridade para comandar ou coordenar pessoas. São ações e palavras aplicadas e que exercem influência sobre o pensamento e comportamento de um grupo. Por mais que se fale que é fácil, que há técnicas adequadas para esta modalidade de desafio administrativo. Só quem está diante de um grupo e que necessita “reger” pessoas em torno de uma proposta de trabalho ou missão, é que saberá quantificar o grau de dificuldades que enfrenta. Tal como nas empresas, o seu trabalho precisa de uma “partitura” e de um “regente”, além de uma equipe muito bem “ensaiada” para dar o ritmo da “orquestra”.

A metáfora aqui é a mais próxima da situação real. Sendo assim, o “maestro” vai se valer de motivações, desejos, sentimentos de cada ação em relação a cada músico e que vão garantir os melhores resultados do conjunto, ou seja, a formação de uma equipe.

Na história da humanidade diversos personagens reforçaram a ideia de liderança na expressão “Siga o meu exemplo”; ações inspiradoras que concretizaram a confiança de subordinados, amigos, funcionários, seguidores. Em oposição, a influência ou persuasão com base na coerção, no poder, o famoso “Eu mando e você obedece”, nem sempre trará resultados muito eficientes. Por outro lado, ter autoridade ou exercer um poder para gerir ou comandar pessoas é razoavelmente fácil; entretanto, nem sempre produz os melhores resultados, nem extrairá das melhores potencialidades do profissional.

Contudo, o principal atributo da liderança é a comunicação relacional, a compreensão do ser humano, em suma, a atitude de ouvir.

Leia também:
Dízimo: a concorrência entre paróquias e “comunidades famosas”

O poder de liderar na Igreja

Liderança na paróquia - a missão do líder e o poder do exemplo

Grupo atuante de Liderança na Paróquia

Nestes tempos marcados pelas mudanças globais, a administração de pastorais nas igrejas e casas religiosas também precisa traçar novas metas. Portanto, lidar com a globalização, com o novo ambiente de interação e com as novas tecnologias é essencial. Com isso, milhares de empresas e instituições, por não conseguirem entender os diversos aspectos emergentes, instáveis e imprevisíveis, vêem na figura dos líderes a solução, que pode gerar o crescimento e mudanças de paradigmas nas organizações; embora apenas o título de líder não signifique aumento de lucros ou satisfação do elemento humano.

O exercício das competências nos ambientes de trabalhos é cada vez mais complexo. Resumindo, o mundo corporativo vende o ideal de líderes inspiradores, líderes motivadores, líderes servidores. O fato é que para enfrentar esses novos tempos, a prescrição é se valer de palavras simples, presentes em nosso cotidiano, como “influenciar”, “cuidar”, “cativar”, “motivar”, “elogiar”, “pastorar” – que, certamente, por serem tão óbvias deixam de ser aplicadas, o que acaba corroendo as bases de grandes estruturas. Vamos capacitar nossos líderes antes que seja tarde. O exemplo de Jesus Cristo está na moda. Também em relação à gestão de pessoas e retenção e estimulação de líderes. Entusiasmo e respeito, sempre!

O autor

Rodnei Rivers é escritor e coautor de nove livros, entre eles: SER+ Comunicação e na 2ª edição o livro “Se ainda houver tempo – O Diário do Protelador”. Administrador de Empresa pela Unifei/SP. Jornalista. Além disso, é Pós-graduado em cultura e meios de Comunicação pela PUC. Atuou como Professor universitário em Curso de Extensão em Comunicação. Realizou centenas de cursos e palestras para mais de 50.000 pessoas em diversas empresas e entidades. Realiza mentoria para profissionais que precisam melhorar a sua comunicação em reuniões, palestras e aulas.

Texto escrito por Rodnei Rivers e adaptado por Redação Promocat

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Marketing Integrado

CONTATO

Não há nenhum operador online, mas você pode nos enviar um e-mail e retornaremos o mais breve possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account