Santuário Nacional celebra o lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 – Portal Paróquias
Santuário Nacional celebra o lançamento da Campanha da Fraternidade 2020

A Campanha da Fraternidade 2020 foi inspirada em Santa Dulce dos Pobres. O lançamento contou com uma criança representando a santa e outras dez que traziam rosas para homenageá-la

Na missa das oito horas da manhã do último domingo, 1º de março, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida celebrou com milhares de fiéis o início da Campanha da Fraternidade 2020. Em representação, uma criança vestida de Santa Dulce dos Pobres, carregou uma relíquia de um fragmento do corpo da Santa. Outras dez crianças levaram rosas para a mais nova santa brasileira.

A CF deste ano foi inspirada em Irmã Dulce.  Possui como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). A Santa serve de exemplo porque seguiu exatamente o que a Campanha convida a todos nesta quaresma: ver o próximo e nunca tratar alguém com indiferença, sentir compaixão e tomar uma atitude de cuidado com os que mais precisam de ajuda.

Papa envia mensagem para o Brasil, por ocasião da Campanha da Fraternidade 2020

Celebração

A missa foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A concelebração foi feita por representantes da coordenação executiva da Campanha e membros da entidade. No início da celebração, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência, dom Joel Portella Amado, fez a leitura da mensagem enviada pelo Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade deste ano. Em carta, Francisco chama a atenção para a necessidade de fortalecer o valor da vida. Além disso, recorda que a conversão não deve ser separada do serviço aos irmãos e irmãs, “sobretudo aos mais necessitados”, escreve o Santo Padre.

Foto: Elisangela Cavalheiro – Santuário Nacional

Em sua homilia, Dom Walmor destacou que, no tempo quaresmal, a Igreja nos convida a uma atitude de conversão, pois, segundo ele “não podemos passar esses quarenta dias como estávamos antes”. Dessa forma, a Campanha é a oportunidade de nos espelharmos na referência bonita de Santa Dulce dos Pobres para valorizar o dom da vida.

Com informações de CNBB