IV Congresso de Gestão Eclesial ocorrido em João Pessoa tem saldo positivo

Os impactos da legislação numa “Igreja em saída” foi o tema do CONGEC que ocorreu em João Pessoa, no mês de setembro

De 24 a 27 de setembro, bispos, ecônomos, advogados, secretários dos regionais, dioceses, congregações e institutos de todo o país estiveram em João Pessoa, capital paraibana, participando do IV Congresso de Gestão Eclesial. Em quatro dias de evento, o CONGEC gerou conhecimento, informação e formação para mais de 600 pessoas de 17 estados do país. Foram 21 assessores em 14 palestras, 10 oficinas e 10 seminários, além da já esperada EXPOFÉ, a Feira de Artigos e Serviços Religiosos da Paraíba.

A organização institucional da Igreja Católica envolve ministérios, pastorais, organismos e, também, serviços especializados nos campos administrativo, fiscal e jurídico. E foi pensando na complexidade da condução da Igreja que a Arquidiocese da Paraíba criou o Congresso de Gestão Eclesial. As primeiras edições ocorreram em 2009, 2010 e 2013, fruto de muita reflexão e ação conjunta do arcebispo, clero e funcionários, sempre com temas que proporcionassem a atualização de gestores das dioceses, regionais, institutos e organismos religiosos.

Leia mais:
14ª Congregação Geral marca a última semana de trabalhos do Sínodo Amazônico

Impactos da Legislação numa “Igreja em Saída”

Em 2019, o CONGEC trouxe a modernidade e agilidade da aparelhagem administrativa e jurídica no país. O tema desta quarta edição foi Gestão Eclesial: Impactos da Legislação numa “Igreja em Saída”. No cumprimento das obrigações legais, a Igreja passa a funcionar de maneira correta, ética e, sobretudo, com consciência evangelizadora, como assim afirma o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson. “A legislação do país vai mudando, há exigências desses novos tempos e novos desafios e a Igreja precisa acompanhar essas mudanças e transformações. Esse Congresso nos enriqueceu muito”, afirmou.

O Monsenhor Nereudo Freire Henrique, organizador do evento em suas quatro edições, expõe sua alegria com o resultado final do Congresso: “o CONGEC possibilitou uma atualização do conhecimento através da legislação, da reflexão pastoral e isso é uma alegria para nós da Arquidiocese, pois estamos contribuindo para esse salto na qualidade da gestão na Igreja no Brasil”.

Um dos assuntos mais comentados no IV CONGEC foi o Sínodo da Amazônia, que ocorreu neste mês de outubro no Vaticano. Os debates estiveram em torno da importância do bioma amazônico pro Brasil e para o mundo, também recordando o pedido do Papa por uma Ecologia Integral e o cuidado com a casa comum.

Atividades para não congressistas

Além das conferências e oficinas, o IV Congresso de Gestão Eclesial ofereceu seminários temáticos, destinados a não congressistas. O objetivo desta programação paralela foi oferecer uma formação qualificada para quem não pôde participar dos quatro dias de congresso.

Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, acredita que o bom trabalho só é desenvolvido com uma boa gestão que faça refletir os ensinamentos do evangelho. “Jesus nos disse: quem é fiel no pouco é fiel no muito e quem é fiel nos modos como administra os bens, é fiel em todas as outras coisas. E o nosso grande desafio diário é ajudar a Igreja a cumprir sua missão de gestão e evangelização”, afirmou o bispo.

O IV Congresso de Gestão Eclesial foi uma realização da Arquidiocese da Paraíba, em parceria com a CNBB, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba, além do apoio de inúmeras empresas privadas. Várias equipes trabalharam para a realização desse evento. Francisca Teixeira, membro da coordenação das quatro edições do CONGEC, afirma que uma boa gestão passa por um bom trabalho em equipe. “Nós colhemos no IV Congresso os frutos do trabalho de equipe dos colaboradores da Arquidiocese da Paraíba e ficamos felizes, pois colaboramos com a missão da Igreja que é a evangelização”.

Leia mais:
Dom Raymundo Damasceno, Comissário do Vaticano, não é reconhecido pelos Arautos do Evangelho

Com informações de Arquidiocese da Paraíba

 

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account