Implante recursos inovadores em seu projeto de comunicação

Inove seu projeto de comunicação

Pensar em construir um projeto de comunicação para atender as necessidades de uma comunidade pode parecer uma tarefa simples. Estabelecer uma equipe de trabalho e definir responsabilidades, adquirir equipamentos, contratar uma gráfica ou um espaço na programação de uma rádio, organizar a acolhida nas liturgias e outras coisas mais.

Pois bem, onde se encontra a explicação para o insucesso de tantas iniciativas bem-intencionadas?

Comunicação compreende sistemas de informação e, por sua vez, esses são concebidos por meio de uma trilogia hierárquica: primeiro a Estratégia, segundo a Modelagem e, por fim, a Práxis.

Leia também:
O uso do Marketing a serviço do reino

Estratégia

Diz respeito ao próprio DNA, isto é, à própria natureza da Comunicação. A Estratégia bem elaborada requer a análise mais aprofundada possível de qual é a razão da Comunicação para a Comunidade a qual se destina, do que ela precisa, o que ela realmente deseja, como e qual a melhor forma para estimulá-la à participação mais eficiente e em que a Comunicação pode colaborar com esse processo.

Modelagem

Trata de planejar as ações, definir o desenho do projeto, estabelecer prioridades, levantar os custos e a sustentabilidade dos vários estágios, relacionar os riscos de insucesso e as formas de contorná-los, pensar a funcionalidade e as condições de benefício para não subutilizar equipamentos e recursos, prever os problemas e alternativas para solucioná-los.

Práxis

É a etapa operacional que absorve coordenação, profissionais, usuários, equipamentos, ambientes e atividades, isto é, tudo e todos que estão no mundo real.

Outro detalhe importante diz respeito à gestão desse empreendimento. Ao pároco cabe a supervisão do projeto. Contudo, a coordenação deve ser delegada a um profissional com competência em Comunicação e Gestão para conduzir as ações e cobrar os resultados.

É prudente salientar que muitas experiências malfadadas tenham sido geradas com atitudes de boa vontade. Mas é preciso aprofundar a reflexão. Somente quando as consciências superarem o amadorismo passarão a perceber que o orçamento que sustenta a estrutura complexa da Comunicação não pode ser entendido como custo, mas é como um investimento que proporciona resultados excelentes. Os canais midiáticos disponíveis são instrumentos fantásticos para a evangelização. Portando, também são meios preciosos para obter recursos que sustentem a pastoral, desde que sejam geridos com profissionalismo.

Leia também:
Use as mídias sociais a favor da evangelização

Márcio Otávio é Jornalista, Teólogo, Repórter da Rede Vida de Televisão, em Brasília/DF.

Texto escrito por Márcio Otávio e adaptado por Redação Promocat

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Marketing Integrado

CONTATO

Não há nenhum operador online, mas você pode nos enviar um e-mail e retornaremos o mais breve possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account