Gerenciar pessoas: conheça práticas essenciais para um bom relacionamento

Os ingredientes para gerenciar pessoas

Gerenciar pessoas é o principal desafio para a área de Recursos Humanos, certo? Errado! Foi o tempo em que gerir pessoas era um termo meramente empresarial, cuja responsabilidade estava apenas nas mãos do RH. Entender o ser humano, se relacionar bem, trabalhar em equipe, são desafios constantes tanto na vida de um alto executivo quanto para uma pessoa comum.

Gestão e o cotidiano

Hoje em dia lidamos com gestão de pessoas o tempo todo. Diariamente e em atividades corriqueiras e complexas. Em todos os lugares, seja em casa, na comunidade, na Igreja, no trabalho, mesmo que este trabalho, aparentemente não representa nada. Contudo, se estivermos falando de pessoas, naturalmente, estaremos falando de gestão. Fazemos gestão de pessoas, por exemplo, quando em família, decidimos o que vamos fazer em um final de semana. Quando nos organizamos para fazer uma festa no bairro, ou ainda, quando nos preparamos para fazer uma romaria. Se formos maltratados por algum atendente de um supermercado e tivermos a capacidade de, ao menos, tentar compreender a razão pela qual o levaram a nos tratar desta ou daquela maneira, estamos fazendo gestão de pessoas.