Gerenciar pessoas: conheça práticas essenciais para um bom relacionamento

Os ingredientes para gerenciar pessoas

Gerenciar pessoas é o principal desafio para a área de Recursos Humanos, certo? Errado! Foi o tempo em que gerir pessoas era um termo meramente empresarial, cuja responsabilidade estava apenas nas mãos do RH. Entender o ser humano, se relacionar bem, trabalhar em equipe, são desafios constantes tanto na vida de um alto executivo quanto para uma pessoa comum.

Gestão e o cotidiano

Hoje em dia lidamos com gestão de pessoas o tempo todo. Diariamente e em atividades corriqueiras e complexas. Em todos os lugares, seja em casa, na comunidade, na Igreja, no trabalho, mesmo que este trabalho, aparentemente não representa nada. Contudo, se estivermos falando de pessoas, naturalmente, estaremos falando de gestão. Fazemos gestão de pessoas, por exemplo, quando em família, decidimos o que vamos fazer em um final de semana. Quando nos organizamos para fazer uma festa no bairro, ou ainda, quando nos preparamos para fazer uma romaria. Se formos maltratados por algum atendente de um supermercado e tivermos a capacidade de, ao menos, tentar compreender a razão pela qual o levaram a nos tratar desta ou daquela maneira, estamos fazendo gestão de pessoas.

Leia também:
O treinamento dos profissionais que atuam em sua paróquia é essencial

Desafio e busca de resultados

Como podemos perceber, gestão de pessoas vai muito além daqueles processos para recrutamento e seleção, treinamentos, cargos, salários ou benefícios administrados pelo RH de uma empresa. Lidar com pessoas precisa ser mais que um processo, precisa ser um conceito, que foge do que é convencional. É uma habilidade que deve ser desenvolvida não só para aquelas que ocupam ou querem ocupar posições de liderança. Por qualquer pessoa que queira se tornar um ser humano melhor. Sendo assim, gestão de pessoas está ligada a um novo desafio. É o maior, o mais nobre e o mais estimulante: despertar nas pessoas aquilo que elas têm de melhor e influenciá-las a desenvolver e usar o máximo do seu potencial para atingir os resultados esperados pelo grupo ao qual pertence.

Favoreça a integração

Isso não é tarefa fácil. Não existe receita pronta, mas gostar de gente, saber ouvir com empatia, respeito, assertividade são alguns ingredientes que fazem toda a diferença. Em diversas situações precisamos nos organizar, negociar, influenciar e conviver com as pessoas. Interagimos o tempo todo com elas. A qualidade desta interação está diretamente ligada à qualidade dos nossos relacionamentos e da gestão que fazemos da nossa própria vida. Portanto, estamos em constante crescimento e aprendizado, e ser melhor a cada dia é responsabilidade de cada um de nós. Assim, desejo uma boa gestão de pessoas para você também!

Texto escrito por Eliane Aparecida da Silva e adaptado por Redação Promocat

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Marketing Integrado

CONTATO

Não há nenhum operador online, mas você pode nos enviar um e-mail e retornaremos o mais breve possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account