Ferramentas digitais na catequese: antes assustadoras, hoje fundamentais!

As catequistas no Patriarcado de Lisboa, Filomena Capelo e Chandra Martins, falam da importância da formação em ferramentas digitais

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Em entrevista à Agência ECCLESIA, a catequista Filomena Capelo afirma que as ferramentas digitais na área da catequese foram, inicialmente, “assustadoras”, mas neste momento “são fundamentais para garantir um trabalho de evangelização”.

Com 70 anos de idade e mais de 50 como catequista na Paróquia de Santo António de Moscavide (Patriarcado de Lisboa), Filomena fez uma formação em ferramentas digitais na catequese e aprendeu que, “mesmo presencialmente as ferramentas digitais podem ajudar a tornar a mensagem mais cativante”.

De acordo com a catequista “Não é publicidade enganosa, mas mais cativante para os nossos próximos missionários catequistas”

O setor da Catequese no Patriarcado de Lisboa tem realizado formações online sobre ferramentas digitais e esteve “muito atento” e possibilitou aos catequistas das várias gerações a entrada e abertura na área digital.

Estes novos recursos enriquecem os catequistas, visto que estes descobrem “capacidades desconhecidas” e provocam “a criatividade”, disse a catequista da Paróquia de Santo António de Moscavide.

OVES-CATEQUESE

Reformulação na forma de ensinar

Para chegar às crianças foi necessário reformular a forma de ensinar “para manter a catequese viva”, referiu, por sua vez, Chandra Martins, catequista na Paróquia de Santa Maria dos Olivais (Lisboa).

Foto: Agência ECCLESIA/MC

A catequista, de 49 anos, reconhece que a formação promovida pelo Patriarcado de Lisboa foi “essencial” e aprendeu “bastante”, todavia gostava que o setor da catequese do Patriarcado de Lisboa continuasse a realizar estas formações porque “há um mundo inteiro por explorar”.

“As ferramentas são intuitivas e fáceis” para os catequistas e também para os catequizandos.

Por meio das várias formações nesta área, os catequistas ficaram munidos de outros apetrechos para ajudar as crianças e os jovens a crescer na fé. “O catequista tem de chegar às crianças e jovens”, frisou Chandra Martins.

Para a catequista Filomena Capelo, as ferramentas digitais no seio da catequese são uma “forma de transportar a mensagem que tem dois mil anos para o mundo atual”.

Atualize sua catequese e esteja online!

A Revista Paróquias, sempre integrada aos novos tempos e as novas maneiras de evangelizar, está com um novo projeto que poderá te ajudar a evangelizar por meio de uma inovadora plataforma online para catequese! A OVES.Life veio para inovar e conta com um módulo destinado de forma toda especial para os Catequistas, visando estender e ampliar o conhecimento, as motivações e as vivências das catequeses presenciais com o melhor do Ensino à Distância (EAD). Com a OVES.Life, seu trabalho ficará mais organizado com as funções de cadastros dos catequizandos, controle de inscrições e presenças, salas virtuais, gerenciamento de tarefas e atividades e muito mais.

Não fique para trás na evangelização! Conheça já a plataforma e atualize sua catequese com as novas ferramentas digitais.

Por Redação Paróquias com informações de Agência ECCLESIA.