Exerça bem a liderança em sua comunidade

Características principais para bem exercer a liderança em sua comunidade

Qual o papel e a missão do líder cristão? Essa é primeira pergunta que todos aqueles que se dedicam a levar a Boa Nova, sejam nos trabalhos pastorais ou missionários, na catequese ou liturgia, homilias ou pregações, deveriam fazer. A fim de terem um rumo claro e não deixarem que pequenos desafios e obstáculos afetem o alcance de suas metas na comunidade. Sem dúvida, se respondermos à pergunta com base, não naquilo que pensamos, mas na Palavra de Cristo, viveremos a liderança plena, como Ele nos ensinou.

5 elementos essenciais para se tornar um bom líder

1. Valores cristãos

O líder sabe agregar os ensinamentos de Jesus Cristo. Ou seja, o modo como Ele exerceu o seu pastoreio, pois assim, você também exercerá esse modelo em sua prática pastoral na comunidade. O líder ajuda os outros a terem uma compreensão e um conhecimento melhor de Cristo.

2. Comprometimento com a missão

O líder tem sempre uma postura diferente, comprometida, engajada. Permanece na presença de Deus em constante oração para conhecer a vontade do Pai e cumpri-la em sua vida. Ele deve promover sempre a harmonia entre os membros do grupo o qual pertence. Com zelo e determinação a missão pastoral fomentará uma liderança voltada para o verdadeiro sentido, que é continuar a missão de Jesus Cristo.

Conceba uma nova postura gestora orientando-se pela liderança ao serviço do Reino de Deus

3. Confiança

O líder sabe demonstrar confiança e não medo, amizade e não inimizades; apresenta a missão com fidelidade e perseverança. Ele possui a serenidade de discernir que as decisões sejam motivadas pela vontade em servir. Estimula as pessoas a buscarem uma transformação pessoal e crescerem juntos em comunidade, porque o líder cristão assume um papel de servo, como é demonstrado na vida e no ministério de Cristo.

4. Respeitar o próximo

A vida comunitária é regada de pressão, conflitos e desentendimentos que deveriam ser banidos em favor do mandamento maior de Jesus, que é “amai-vos uns aos outros”. Por isso, respeitar o outro em suas limitações e dificuldades sempre será um desafio. A vida de comunidade exige desprendimento e acima de tudo, aceitação do outro. Desse modo, o líder cristão é aquele que sabe delegar a responsabilidade e autoridade, respeitando e reconhecendo as virtudes de cada pessoa que exerce uma pastoral ou ministério na comunidade. O líder sabe mostrar o caminho e exerce o máximo de cooperação entre todos os seus membros.

Concluindo

Com certeza, acredito que podemos fazer muito mais do que já fazemos. Se cada dia de nossa vida, não realizarmos um ato ou gesto concreto de comunicação de ação de amor a Deus e ao irmão, nossa existência ficará sem sentido. Assim, o líder cristão é um agente que está inserido na comunidade. Trabalha com o desejo de comunicar a Palavra de Jesus, com atitude carismática e, principalmente, sabe lidar com as vitórias e com as dores que marcam o caminho de todos os cristãos.

Liderança na paróquia – a missão do líder e o poder do exemplo

Rodnei Rivers é Palestrante, Professor e Escritor. Pós-Graduado em Culturas e Meios de Comunicação. Realiza palestras de comunicação e liderança para comunidades e associações em todo Brasil. Site: www.palestrascatolicas.com.br

Texto escrito por Rodnei Rivers e adaptado por Redação Promocat