Eventos católicos são adiados em decorrência do COVID-19 – Portal Paróquias
Eventos católicos são adiados em decorrência do COVID-19

As medidas foram adotadas pela direção dos Eventos católicos que ocorreriam no país com o intuito de prevenir o coronavírus

Em prevenção a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que assola todo o mundo, as Arquidioceses, Dioceses e Paróquias de todo Brasil encerraram suas atividades e adotaram uma série de medidas com o intuito de conter a transmissão do COVID-19. Grandes eventos e reuniões da Igreja Católica tiveram seu agendamento adiado. Entre elas, a com data mais recente prevista no período de 24 a 26 de março, o encontro do Conselho Permanente, um órgão eletivo e deliberativo, de orientação e acompanhamento da atuação da Conferência e dos organismos a ela vinculados.

Em obediência aos membros do Conselho Permanente, a presidência da CNBB, em conformidade com o artigo 52 do Estatuto Canônico da Conferência e o artigo 203 do Regimento da Conferência, adiou a realização da 58ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceria no mês de abril, de 22 a 30. Uma nova data já foi pensada, e a proposta é de que seja realizada entre os dias 12 a 20 de agosto, a depender de reversão do atual quadro pandêmico.

Resultado de imagem para 57 assembleia dos bispos

De acordo com a presidência, tais medidas foram tomadas com base em um processo “gradativo de cuidado”. Ainda com relação às atitudes tomadas, como prevenção, foi decidido que a sede da Conferência, localizada em Brasília (DF), estará fechada. Os serviços prestados nos outros setores da entidade continuarão sendo feitos via teletrabalho.

Semana da Gestão Eclesial

Em decorrência da troca de data da 58ª Assembleia Geral da CNBB e por compartilharem do mesmo espaço para a realização das atividades – o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida – a Revista Paróquias decidiu adiar a data da Semana da Gestão Eclesial que aconteceria de 17 a 23 de agosto. O Evento conta com diversos congressos de formação, entre eles: o CONAGE – Congresso Nacional de Gestão Eclesial; CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais; ECONOMATUS – Seminário de Gestão Contábil e Financeira; CONADIZ – Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha; CONACOMP – Congresso Nacional de Comunicação Paroquial e o CPP – Seminário Nacional de Liderança Pastoral.

A nova Semana da Gestão Eclesial está prevista para acontecer de 23 a 29 de novembro, uma data especial que não causará atrito com outras atividades da Igreja. Além disso, a Revista Paróquias entende a gravidade da situação e, em comunhão com todas as entidades da Igreja Católica, se preocupa com a segurança dos participantes. Em nota, a direção da Revista Paróquias confirma o adiamento a todos os congressistas. Confira:

Nota Oficial da Revista Paróquias sobre a nova data da Semana da Gestão Eclesial

Aparecida, 23 de março de 2020

 

A Revista Paróquias, ciente do compromisso que possui com seus leitores e congressistas vem, por meio desta nota, informar o adiamento da Semana da Gestão Eclesial que aconteceria de 17 a 23 de agosto de 2020 no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, localizado na cidade de Aparecida – SP.

 

A decisão foi tomada em decorrência do complexo quadro gerado nas sociedades pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) que coloca em risco a saúde e a segurança dos seus cidadãos. Também em consonância com a Igreja Católica, a mudança da data se faz necessária para atender o pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que precisou adiar a realização da 58ª Assembleia Geral, necessitando da data inicial da Semana da Gestão Eclesial para a realização do seu evento que ocorre no mesmo local.

 

Informamos que a nova data para a realização da Semana da Gestão Eclesial será de 23 a 29 de novembro de 2020 e que a mesma abrange os seis Congressos realizados pela Revista Paróquias: CONAGE – Congresso Nacional de Gestão Eclesial; CONASPAR – Congresso Nacional de Secretários Paroquiais; ECONOMATUS – Seminário de Gestão Contábil e Financeira; CONADIZ – Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha; CONACOMP – Congresso Nacional de Comunicação Paroquial e o CPP – Seminário Nacional de Liderança Pastoral.

 

Assim sendo, informamos também que as questões relacionadas a cancelamentos de inscrições já realizadas, assim como renegociações de parcelas vincendas, estão sendo esclarecidas pela nossa equipe comercial no e-mail congressos@promocat.com.br ou pelos contatos de telefone e WhatsApp da pessoa que fez o atendimento.

 

É tempo de prudência e consonância com as orientações sanitárias, pois contribuem com o bem de todos. Dessa forma, entendemos a importância do isolamento social nesta situação pandêmica, e elevamos nossas preces, junto com toda a Igreja, para que a situação amenize e que em breve possamos estar em comunhão com nossos leitores, congressistas e irmãos em Cristo.

 

Kiara Castro e Castro
Diretora da Revista Paróquias

Encontro Nacional da Pascom e Seminário Nacional de Jovens Comunicadores

Resultado de imagem para Encontro Nacional da Pascom e Seminário Nacional de Jovens Comunicadores

As comissões Episcopais para a Comunicação e para a Juventude da CNBB decidiram também a suspensão do 7º Encontro Nacional da Pascom e o 3º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores. O encontro estava agendado para os dias 17 a 19 de julho de 2020, na PUC Minas, em Belo Horizonte. A nova data será realizada em consonância com o 12º Mutirão Brasileiro de Comunicação que terá local e data divulgados oportunamente.

Atividades paroquiais adiadas

Além dos encontros de extensão nacional, as diversas paróquias de todo Brasil cancelaram suas atividades da Semana Santa (missas, procissões, adorações, encenações) com o objetivo de evitar aglomerações e a propagação do vírus. Muitas delas realizariam, também, a tradicional festividade em honra a São José, mas, devido ao estado de urgência em que o país se encontra, optaram pelo cancelamento.

Vivendo a Campanha da Fraternidade

Tendo em vista a Campanha da Fraternidade 2020 que interpela a questão do “cuidado”, dom Joel, Secretário-geral da CNBB, reforçou que o momento é de prevenção. “Precisaremos nos manter afastados, por enquanto, como forma de cuidado a nós mesmos e às outras pessoas”, finalizou. Ainda com relação ao trabalho desenvolvido pelas Comissões da Conferência, embora os assessores não estejam trabalhando presencialmente na sede, eles continuarão mantendo suas atividades também à distância, via internet.

Por Redação Paróquias

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account