Economia da Santa Sé tem novo prefeito da secretaria: Padre Guerrero

O Jesuíta espanhol de 60 anos, Padre Juan Antonio Guerrero, foi nomeado pelo Papa Francisco para assumir o cargo de Secretário para a Economia da Santa Sé

O Conselheiro Geral e Delegado do Padre Geral para as casas e as obras interprovinciais romanas, Padre Guerrero, foi nomeado por Papa Francisco para assumir o cargo de prefeito da secretaria para a Economia da Santa Sé.

“Como jesuíta é uma alegria receber uma missão diretamente do Papa. É um modo privilegiado para realizar a minha vocação” assim afirmou padre Guerrero. “A obediência que professo sempre me levou a percursos inesperados, conduziu-me a caminhos que jamais teria ousado e sou muito grato. Para mim, a obediência é um lugar privilegiado de encontro com o Senhor”.

Padre Guerrero é Superior Maior de 360 jesuítas provenientes de 69 províncias jesuítas de todo o mundo, destas 150 são de formação e as outras 210 realizam sua missão nas seguintes instituições: A Pontifícia Universidade Gregoriana, o Pontifício Instituto Bíblico, Pontifício Instituto Oriental, Observatório do Vaticano, Civiltà Cattolica, Centro Aletti, Colégio Russicum, Colégio Bellarmino, Colégio de Jesus, Dicastério para a Comunicação (Rádio Vaticano) e outros dicastérios da Santa Sé.

Dessa forma, durante sua atuação, já cumpriu outras missões de governo, além da atual foi provincial da Província jesuíta de Castiglia, com mais de 600 jesuítas e um bom número de obras.

CNBB disponibiliza vídeo da Campanha da Fraternidade 2020 para as comunidades

Conheça o Padre Guerrero

Padre Guerrero nasceu em Mérida, Espanha em 1959. Estudou com os salesianos e os jesuítas. No período universitário morou num colégio dos claretianos. Entrou na Companhia de Jesus aos 20 anos. Estudou na Espanha, Brasil, França e Estados Unidos.

Graduou-se em Economia (1986), Filosofia (1993) e Teologia (1994). Entre 1994 e 2003 foi Professor de Filosofia Social e Política na Pontifícia Universidade Comillas, trabalhava no seu doutorado em Filosofia Política, mas teve que interromper, pois recebeu a nomeação de mestre de noviços na Espanha. Depois de seis anos, em 2014 foi enviado a Moçambique, onde trabalhou como ecônomo e coordenador de projetos. Além disso, dirigiu exercícios espirituais, ensinou Filosofia e colaborou na construção de uma escola que mais tarde dirigiu.

Antes de completar o terceiro ano de serviço em Moçambique, em 2017, foi chamado a Roma para a sua atual missão, Conselheiro Geral e Padre Geral para as obras e as casas da Santa Sé em Roma. Padre Guerrero fala italiano, inglês, francês, português e espanhol.

O Padre Guerrero assumirá seu cargo em janeiro de 2020.

Com informações de Vatican News