Disponha de novos recursos de marketing para dinamizar sua comunidade

Os novos recursos de marketing podem fortalecer a comunicação da sua comunidade paroquial

A comunicação na Igreja Católica tem grande força e poder seja nas pequenas comunidades religiosas ou nas grandes sedes paroquiais. Os recursos de marketing podem desenvolver a força de renovação, de mudança de vida, de segmentação de modelos com poder de arrastar inúmeras pessoas seguidoras e fiéis ao projeto do Senhor.

Na grande maioria das paróquias, a comunicação não acompanha a velocidade das imagens, dos métodos modernos e variados de comunicação, se reduz apenas na fala com pouca visualidade, crescendo a dificuldade da compreensão da mensagem.

Além da dificuldade de falar bem e atingir por inteiro o coração dos espectadores, ouvintes e participantes, a Igreja peca nos poucos recursos de mídias modernas que podem ser utilizadas. Não há duvida que a palavra é essencial nas missas e celebrações, mas algumas vezes, as palavras não são suficientes para expressar aquilo que está em nosso interior, como por exemplo, a admiração, o amor, o respeito às pessoas singulares de nossa vida.

Aplicação de ferramentas de Marketing para as paróquias

Nosso corpo fala

O gesto geralmente revela o que está em nosso interior e que necessitamos exteriorizar. Contudo, os gestos não servem somente para expressar nossa veneração e religiosidade, mas também têm a função pedagógica e educativa de estimular, despertar e orientar nossos sentimentos religiosos. Eis, então, uma interessante dica de mais um meio de comunicação, não moderno, mais eficaz, que poderia ser mais usado nas igrejas em formas de encenação, representações ou dramaturgias.

É importante lembrar que são formas simples, baratas e possibilitam que a mensagem toque diretamente o coração das pessoas, ainda mais quando vivemos em um país de emoção, haja vista nosso envolvimento nos filmes e telenovelas.

A linguagem visual

Outro recurso pouco usado no marketing das paróquias é a comunicação escrita. Ela é utilizada apenas para sustentar os avisos e os cartazes com mensagens ou comunicações de interesse comunitário. Normalmente a comunicação escrita não faz parte de nossos meios de comunicação, uma vez que nossos templos não possuem espaço propício para fixar os grandes cartazes, pois falham na diagramação e distribuição das informações.

Passe a usar mais deste recurso. Faça sempre uma boa arte com poucas palavras que atraia para aquilo que está esperando ou propagando. Contudo, use mais faixas e banners. Escreva uma frase forte por semana em um banner a ser usado em igrejas e comunidades motivando as pessoas ajudarem em um projeto social, ou então, um pedido para que mais pessoas se disponham a servir nos ministérios da comunidade. Faça a experiência e verá o resultado.

Redefina a missão da paróquia para o marketing religioso

Orientações pertinentes

Às vezes temos medo de usar a intuição ou imaginação e nos baseamos somente em pregação e pouca criatividade. E isso não é o que move os ouvintes da palavra. Portanto, somos desafiados a cada dia pelos meios que vivemos a sermos mais e melhores no nosso trabalho de conquistar pessoas para Deus. E há tantas ofertas que dispomos de pouquíssimos segundos para fazer ouvir, amar e respeitar a nossa mensagem. Então, sacerdotes, pregadores, animadores de comunidades, catequistas e agentes de pastoral, usem das várias ferramentas de comunicação para que a mensagem da Boa Notícia chegue e transforme a vida de milhares de pessoas que chegam até as comunidades ou ouvem pelas rádios e outros meios a nossa comunicação.

Todo agente de pastoral é um instrumento de Deus na transmissão da mensagem. Portanto, se não conseguirmos fazer com que as pessoas amem o que oferecemos, e nem sequer despertar interesse dos ouvintes da mensagem, tão pouco vamos chegar aos melhores resultados de mudar paradigmas e corações.

6 ações favoráveis para os recursos de marketing na paróquia
  1. Invista nas novas tecnologias;
  2. Gaste tempo com a criatividade;
  3. Transforme a mensagem da Igreja em mensagem sempre Nova. As pessoas estão cansadas do fato de que tudo seja parecido. Nos esportes, na moda, etc. Os consumidores já não dão atenção às frases “mais barato”, mais “branco”, maior;
  4. Encha sua comunidade de pessoas verdadeiramente comprometidas com a causa do Evangelho;
  5. Projete seu trabalho sobre o eixo de amor e respeito;
  6. Faça com que as pessoas amem o que você oferece e desperte interesse na sua mensagem.

Ferramentas midiáticas para evangelizar de forma interativa

Ir. Neusa dos Santos, CIIC é Jornalista. Diretora de Programa. Religiosa da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Responsável pelo Marketing da Associação do Senhor Jesus e TV Século 21.

Texto escrito por Ir. Neusa e adaptado por Redação Promocat