Dicas para a animação vocacional

Animação Vocacional

A animação vocacional é a grande aliada para conseguir novos membros, consagrados ou leigos, para a Igreja Católica. Confira a seguir algumas dicas para praticar uma animação vocacional em sua paróquia:

No cotidiano

• Para conhecer o jovem é importante entrar em sua rotina. Sendo assim, conheça sua família, seus amigos e as coisas que mais gosta.
  • Atividades de lazer, como gincanas e passeios, favorecem o desenvolvimento das relações sociais, tão importantes para quem deseja ingressar na vida religiosa.
  • A Pastoral Vocacional deve motivar seus integrantes a atitudes concretas durante a semana, como gestos de caridade e de testemunho cristão. Além disso, com atenção às faixas etárias, um bom caminho para a formação é a leitura indicada de livros com temas vocacionais a serem lidos mensalmente.
  • Vocacionados não são somente encontrados dentro da Comunidade, ativos em alguma pastoral. Existem jovens que têm em si a semente vocacional, mas não tiveram a oportunidade de despertá-la (como por exemplo, os que têm pais que não participam da Igreja). Daí é que surge a importância de se promover atividades em ambientes “seculares”, como as escolas. Contudo, mostre de forma criativa (por meio de teatro etc) a dimensão vocacional, a curiosidade será despertada nos jovens. Depois vem a fase de engajá-los na Comunidade.

Veja também:
As novas vocações por meio de reflexões

Na vida em comunidade

• A fase catequética é onde se semeia o amor pela missão da Igreja. Os catequistas precisam estar alertas a essa realidade, dando especial atenção àqueles que já demonstram interesse pela vida religiosa. O mês vocacional traz oportunidades para motivar os jovens a essa descoberta.
  • O despertar vocacional acontece no serviço à Igreja. Caso o jovem ainda não seja engajado, motive-o a buscar uma pastoral ou outra forma de atividade dentro da Comunidade que participa.
  • A Pastoral Vocacional deve ser um ponto de encontro para estes jovens, mas não o único meio de participação na Comunidade.
  • Primeiramente, para os que se sentem chamados ao sacerdócio, a figura do pároco é de extrema importância. Ele é a referência e deve buscar proximidade com estes jovens.
  • O jovem não pode sentir-se pressionado a seguir a vida religiosa, como única forma verdadeira de servir a Deus. Portanto, a decisão deve vir espontaneamente.

Veja também:
O Promotor Vocacional em formação na Igreja

Descobrir-se
  • Num grupo de Pastoral Vocacional também é importante investir no acompanhamento psicológico e no desenvolvimento humano dos integrantes, para de antemão resolver situações que possam gerar conflitos no futuro.
  • Saber sobre sua própria identidade, talentos e limitações, favorece na hora de optar por ingressar para alguma instituição.
Por Redação Promocat