A promoção vocacional na comunidade
Primeiramente, realizar a promoção vocacional em sua comunidade é um meio de confirmar a resposta do povo ao chamado do Pai. A Pastoral Vocacional, como parte integrante da vida da Igreja, é uma das suas preocupações fundamentais. Desse modo, constitui uma prioridade pastoral. “Pedi, pois, ao Senhor da plantação que mande trabalhadores para a colheita” (Mt 9, 38) – na promoção das vocações ao sacerdócio e de especial consagração. Dessa forma, para contribuir com a Pastoral Vocacional a Igreja conta com a colaboração dos pais, educadores, escolas, institutos de vida consagrada, paróquias, dioceses e todo o povo de Deus.
Leia também:
O alcoolismo, um mal que está no meio de nós
Princípios da Pastoral Vocacional
A Pastoral Vocacional não conhece fronteiras. Ela dirige-se a todos e não apenas a algumas pessoas privilegiadas, porque todo o ser humano tem o desejo de conhecer o sentido da vida e do seu lugar na história. Contudo, a Pastoral Vocacional entende-se em íntima relação com as outras dimensões da pastoral (familiar e cultural, litúrgica e sacramental), com a catequese e as formas de catecumenato, com os vários grupos de animação e formação cristã, com os movimentos e, especialmente, com a Pastoral da Juventude.
Em todo este processo terá um papel importante a solicitude dos pais. Sendo assim, a promoção vocacional deverá fomentar e apoiar as experiências do voluntariado como “pastoral do serviço” gratuito, especialmente aos mais pobres e necessitados, educando para o valor do sacrifício, da doação incondicional e gratuita, para o empenho desinteressado pela vida. Entretanto, a Igreja como comunidade de convocados deve manifestar em toda a sua promoção vocacional a comunhão das diferentes vocações entre si e a preocupação por todas as vocações. Por isso, na direção, na orientação e nas atividades de todos os organismos e estruturas, no âmbito paroquial, diocesano e nacional, deverão estar representadas na sua pluralidade, as vocações e ministérios eclesiais.
Leia também:
As lições de um monge sobre a liderança
7 dicas de como promover a Pastoral Vocacional
- Sensibilize para uma visão da comunidade paroquial como uma comunidade de ministérios;
- Sensibilize para a realidade das vocações;
- Promova grupos de oração pelas vocações;
- Promova momentos de formação sobre a Vocação;
- Sensibilize as famílias, os catequistas, os educadores, os movimentos, os agentes pastorais para a urgência da Pastoral Vocacional;
- Crie uma equipe de animação vocacional;
- Dinamize Semana Vocacional e Semana de Oração pelas Vocações.
Leia também:
O Promotor Vocacional em formação e o seu exercício na Igreja
6 formas para criar um serviço vocacional
- Seja lugar de encontro, de intercâmbio e de comunhão com as demais pastorais;
- Incentive uma autêntica cultura vocacional na sociedade civil e eclesial, capaz de irradiar, com os meios e a linguagem mais adequados, a evangelização da vocação;
- Divulgue as linhas da Pastoral Vocacional definidas pela Conferência Episcopal;
- Prepare subsídios pastorais de utilidade comum;
- Forme os educadores e animadores das vocações;
- Colabore com outros organismos nacionais e internacionais, associações, movimentos.