Buy Generic Daclatasvir In Florida How to find Megalis for sale in Malaysia Order Minoxidil 60ml With Mastercard Discount Tadacip Generic Free Viagra Samples Buy Generic Vaniqa 15g In Mexico Demonstre equilíbrio nas ações cotidianas de liderança
Demonstre equilíbrio nas ações cotidianas de liderança

O equilíbrio nas ações de liderança da sua comunidade

Líder é necessário? Esta é uma pergunta feita em muitos lugares e por muitas pessoas. Todos querem liderar, mas nem sempre ficam à vontade em serem liderados. Ser liderado demanda confiança no líder e liderar demanda justiça e sabedoria para com os liderados. Na verdade todos nós precisamos de líderes, por mais alto que seja a posição social e econômica, todos precisamos de líderes.

Eles estão em todas as atividades e mesmo a natureza em sua estrutura tem seus líderes em matilhas, bandos, etc. Líderes são sempre necessários e não é uma questão de opção ter ou não ter, é uma questão natural, pois sem a pessoa do líder não há direção, senso de justiça e coesão.

Leia mais:
Conceba uma nova postura gestora orientando-se pela liderança ao serviço do Reino de Deus

O que podemos questionar é: como está nosso entendimento sobre liderança?

Uma pesquisa feita pela Harvard Business School avaliou que o comportamento dos líderes tem mais a ver com a sua personalidade do que podemos imaginar. Segundo George Litwin e Robert Stringer, autores da pesquisa, os líderes profissionais pecam porque na maioria dos casos reagem de acordo com suas personalidades, em vez de se adequar à exigência da equipe ou do momento em que vivem.

Não quer dizer que uma pessoa na posição de liderança não possa errar, aliás, errar na liderança é uma verdade absoluta. Não podemos ter a falsa impressão que o líder é um super herói e como tal, ele que se vire! Como foi constatado na pesquisa de Litwin e Stringer: o líder precisa de treinamento e suporte emocional.

Um dos investimentos mais necessários para o líder é o investimento emocional. São inúmeros os cargos de liderança. Seja no meio empresarial, como no meio eclesial, eles sofrem por não terem o emocional equilibrado, maduro e sensato. Não somente o líder sofre, mas também todos que estão abaixo dele gerando uma reação em cadeia ao que chamamos ciclo do mal.

O líder em primeiro lugar precisa saber liderar suas emoções, pois elas falarão em silêncio sobre sua personalidade. Não existe fórmula mágica, pois cada um tem um histórico cultural e social que influenciam na qualidade de sua liderança.

5 dicas simples para exercer liderança

  1. Saiba quem você é: você não é um cargo, um diploma, um crachá, você é uma pessoa, que precisa de pessoas, principalmente das mais próximas. A humildade e a empatia são as chaves de entrada e saída de toda a relação;
  2. Saiba sua missão: o líder não existe para “mandar”, ele existe para modificar o ambiente em que vive, transformar para o bem comum e realizar o melhor para todos;
  3. Lembre-se das origens: você não nasceu líder, você precisou de pessoas que te liderassem. Seja grato pelas boas lições e aprenda com os erros deles;
  4. Tenha Fé (acredite): o líder é aquele que não vê, mas acredita no resultado, na visão, mesmo que outros não acreditem, ele acredita e sempre exerce influência sobre os demais;
  5. Nunca decida sob pressão: a velha historinha de contar até 10 realmente funciona. Claro que às vezes precisamos contar até um pouco mais, porém não abra a boca ou não assine enquanto não estiver seguro do impacto que isso causará.

Leia mais:
O plano de marketing pode potencializar a sua paróquia

Lembre-se: você é um formador de opinião, sua personalidade é mais importante do que você imagina!

Henrique Holanda é Consultor em Administração e Planejamento Estratégico. Possui MBA em Planejamento estratégico pelo IBMEC-SP. Administrador e gestor em Tecnologia da Informação. Formado em Teologia Sistemática. Palestrante em empresas e igrejas, desenvolvendo os temas liderança, motivação, administração e organizações organizadas. Desde 2008 é Coordenador Geral do Projeto Edificar – Empresas com Visão, da Paróquia Espírito Santo de São José dos Campos/SP.

Texto escrito por Henrique Holanda e adaptado por Redação Promocat

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account