Tradução do decreto da Congregação para o Culto Divino sobre a Semana Santa é divulgado pela CNBB – Portal Paróquias

O decreto oferece materiais para que as Igrejas celebrem os mistérios litúrgicos mesmo sem a presença dos fiéis

Na tarde da última sexta-feira, 20, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou a tradução do decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos sobre as celebrações das próximas semanas.

Dessa forma, o decreto visa especialmente a Semana Santa de 2020, impedida de celebrações presenciais devido a pandemia da COVID – 19. Além do decreto, outros materiais serão oferecidos pela CNBB, conforme orientação da Santa Sé.

CNBB emite nota sobre coronavírus

Confira um trecho do documento:

No tempo difícil que estamos vivendo, devido à pandemia de Covid-19, considerando o caso de impedimento para celebrar a liturgia comunitariamente na igreja, tal como os bispos o têm indicado para os territórios de sua competência, chegaram a esta Congregação consultas relativas às próximas festividades pascais.

1. Sobre a data da Páscoa. Coração do ano litúrgico, a Páscoa não é uma festa como as outras: celebrada no arco de três dias, o Tríduo Pascal, precedida pela Quaresma e coroada pelo Pentecostes, não pode ser transferida.
  2. A Missa crismal. Avaliando o caso concreto nos diversos países, o Bispo tem a faculdade de a adiar para data posterior.
  3. Indicações para o Tríduo Pascal

Onde a autoridade civil e eclesial impôs restrições, atenda-se ao que se segue em relação ao Tríduo Pascal.

Os Bispos darão indicações, de acordo com a Conferência Episcopal, para que na Igreja Catedral e nas Igrejas paroquiais, mesmo sem a participação dos fiéis, o bispo e os párocos celebrem os mistérios litúrgicos do Tríduo Pascal, avisando os fiéis da hora de início de modo a que se possam unir em oração nas respectivas habitações. Neste caso são uma ajuda os meios de comunicação por telas ao vivo, não gravada.
A Conferência Episcopal e cada Diocese não deixem de oferecer subsídios para ajudar a oração familiar e pessoal.

O decreto por ser baixado na íntegra no link abaixo.

Baixe aqui o documento traduzido pela Comissão para a Liturgia da CNBB.

Com informações de CNBB