Cultive a prática da oração comunitária entre as equipes de liturgia

A prática de oração comunitária deve ser algo essencial nas equipes de liturgia de sua paróquia

Quando as equipes de liturgia se reúnem para pensar, refletir e preparar uma celebração eucarística, é bom lembrar que antes de qualquer ação ou execução de alguma tarefa, existe uma atitude louvável que aproxima cada membro da equipe, em benefício da assembléia que participa das missas. Estou falando da oração. Muito já se escreveu e se escreve sobre oração. Por quê? Para que? Qual o ponto de partida? Estes questionamentos ajudam a equipe criar harmonia não só entre seus membros, mas eficazmente ajudam na composição do trabalho pastoral na comunidade, conforme a dimensão mistica e espiritual que envolve uma celebração bem preparada.

Com certeza nenhum escrito e nenhum testemunho de prática de oração vai satisfazer a todos. Parece ser importante, porém, é bom ter sempre presente que sem a Palavra de Deus, ouvida e interpretada, não há oração cristã. Oração é prática religiosa comum. É um ato de reconhecimento e louvor diante de um ser infinitamente divino, mas parceiro do humano rumo à sua divinização.

Como sabemos, há diversos tipos de oração: adoração, louvor, súplica, agradecimento, expiação, presença, unificação, etc. Por isso, o líder daquele grupo, interessante que seja o próprio sacerdote, poderá auxiliar nesse momento de encontro, oferecendo elementos de oração que possam contemplar e fortalecer a reunião, para que as idéias e criatividade iluminadas pelo Espírito Santo, possam surgir e favorecer uma prática litúrgica bem elabora com o auxílio da oração.

Saiba como elaborar um planejamento pastoral eficaz na secretaria

Elementos da oração

• Reza, súplica, rogo, prece;
  • Pedido dirigido a Deus (ao santo ou santa para interceder a Deus), elevação do coração, da alma a Deus;
  • Oração com mensagem oral, escrita ou em pensamento que se dirige a Deus, pedindo uma ajuda, uma bênção ou agradecendo.

As equipes precisam, cada vez mais, serem iniciadas na prática da oração. O Documento de Aparecida aponta que a oração comunitária mais perfeita, é a Eucaristia, pois se cada membro cultivar a dimensão oracional, com certeza Deus convoca, ensina, alimenta e envia em missão.

Entretanto, existem outras formas de oração interessantes e que podem ser cultivadas nos encontros das equipes de liturgia, como:

A leitura Orante da Bíblia

Ela é a fonte. Documenta a vontade de Deus a nosso respeito. É preciso exercitar-se nos passos da assim chamada Leitura Orante da Bíblia.

A recitação do Ângelus

É rezar com Maria o seu sim. Repetindo essa oração vamos introjetando em nós o mesmo sim, a mesma espiritualidade, a mesma missionariedade de Maria.

O Ofício Divino das Comunidades

Proporciona o exercício na espiritualidade do Povo de Deus na história. Povo que confia no seu Deus e tem a certeza de que a história sem Ele não seria a mesma.

Por fim, a Igreja sempre venerou as Divinas Escrituras, da mesma forma como o próprio Corpo do Senhor (DV 21). A Bíblia é, portanto, a alma da Espiritualidade, da Teologia, da Liturgia e da Ação Evangelizadora. Não esqueçamos, portanto, que não há oração verdadeira sem a Palavra ouvida, acolhida e testemunhada, porque cabe à equipe de liturgia desenvolver um método oracional para que suas reuniões sejam sempre dignas de preparação da ação litúrgica perfeita, que é a Eucaristia. Assim, quando sua equipe se reunir para preparar aquela celebração dominical ou solene, lembre-se que a prática da oração comunitária é fundamental.

A equipe da Pastoral da Comunicação alinhada com a evangelização

Pe. Wilson Pedro Lill é Professor de Metodologia Pastoral, Introdução a Pensamento Teológico e de Fundamentos de Liturgia no ITEPA – Instituto de Teologia e Pastoral, de Passo Fundo – RS.

Texto escrito por Pe. Wilson e adaptado por Redação Promocat