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Confira dicas para evitar problemas em equipes

Fuja de problemas em equipes

O trabalho em grupo não é uma atividade muito fácil. Sendo assim, confira algumas dicas para evitar problemas em equipes:

Escolher bem

Primeiramente, muitos problemas podem ser evitados quando são tomados os cuidados apropriados na escolha da equipe. O momento em que se realiza um processo de recrutamento e seleção é crucial, pois evita a contratação de pessoas despreparadas, tanto para assumir as tarefas pertinentes ao cargo quanto para a convivência.

A informação como base

Equipes realmente se desmancham quando o fator informação não é levado em conta. Pessoas sem informação ou portadoras de informações incompletas criam um verdadeiro tumulto dentro de um grupo. Não é quem domina a informação que lidera, mas quem consegue transmiti-la de maneira eficiente.

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Tempo

O fator tempo em falta sempre atrapalha quando não existe planejamento, logo, uma equipe que não trabalha sobre ações bem planejadas está sempre apagando fogo ou correndo para compensar o prejuízo.

Motivação

Deve fazer parte do dia-a-dia da equipe. A forma de motivar é muito particular, vai variar de líder para líder. No entanto, buscá-la deve ser uma tarefa constante. Pessoas motivadas produzem mais e melhor!

Controle

Saber o que se passa já não é obrigação, trata-se de uma questão de sobrevivência. Hoje administramos muito mais a relação com as pessoas do que o trabalho/tarefas propriamente ditos. Portanto, manter o controle da situação é fundamental!

Conflitos

Eles existem, e sempre irão existir. Gerenciar o conflito é o que realmente acaba com ele. Ouvir pessoas separadamente, dar atenção a burburinhos, ficar checando a veracidades dos fatos… Enfim, tais posturas somente contribuem para fomentar problemas. Conflitos devem ser resolvidos de forma justa e definitiva.

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O mais importante é acreditar em você!

Sua capacidade de liderar é o que realmente vai determinar o sucesso de sua equipe. É sensato estudar estes fatores, responsáveis pelo fracasso, e tentar se antecipar a eles.  Portanto, lembre-se: Um homem prevenido vale por dois!

Débora Martins é palestrante, especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes. É jornalista, autora de diversos artigos sobre motivação, liderança, e sobre o setor de Call Center.

Texto escrito por Débora Martins e adaptado por Redação Promocat

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