Confira 5 técnicas que fortalecem sua gestão financeira

Fortalecimento da Gestão Financeira

Por mais eficiente que seja uma instituição, dificilmente ela terá chances de crescer, sobreviver e perpetuar-se se não se preocupar com um aspecto fundamental: a gestão financeira. Contudo, uma gestão financeira adequada reforça a habilidade do gestor, permitindo que o dinheiro gerado seja melhor utilizado.

Na maioria das vezes, é preciso ter os custos rigorosamente sob controle, daí a importância de uma gestão financeira eficiente. É preciso pensar em um novo modelo. Ele deve ser capaz de eliminar alguns vícios e “pecados” clássicos. A gestão financeira é complexa. Não tem que ser complicada, porque um sistema eficiente deve ter como principais marcas de qualidade. Por isso, todo pároco ou gestor deve ficar atento e cuidar dos bens que são preciosos para a comunidade.

A nulidade do matrimônio com uma análise ético-pastoral

Confira 5 técnicas que fortalecem sua gestão financeira

5 processos adequados

1. Visibilidade do caminho do dinheiro

Todas as informações precisam estar identificadas e alocadas corretamente. Sendo assim, é possível analisar e entender as “causas” de eventuais dificuldades ou os pontos onde serão preciso ter mais controle, melhorar resultados, investir, etc.

2. Previsibilidade e acompanhamento de contas

Devem-se fazer orçamentos das contas básicas (receita, despesa e investimento) que sirvam como instrumento para orientar o uso dos recursos financeiros da instituição. O estudo das diferenças entre o orçado e o realizado é fundamental para que se possam atingir as metas estabelecidas ou modificá-las.

3.Nitidez dos resultados

As informações devem ser utilizadas para decisão e gestão da instituição. Conhecer financeiramente a instituição mostra a disponibilidade de recursos e os momentos mais adequados para fazer investimentos.

4. Complexidade com simplicidade

É importante criar instrumentos, implantar rotinas e fazer acordos de funcionamento descomplicados e que assegurem o registro correto das informações.

5. Agilidade de organização e processamento das informações e decisões

A velocidade com que as variáveis financeiras acontecem exige além de simplicidade e registro seguros, rapidez na organização e no processamento das informações para que possam auxiliar o processo decisório no momento adequado.

Um sistema eficiente de gestão financeira permite à instituição ter sempre à mão informações estratégicas e manter sob controle sua real situação financeira, evitando surpresas desagradáveis. Assim, é possível traçar seu planejamento, construir metas e prioridades, sempre a partir de informações financeiras confiáveis.

Portanto, os controles financeiros são os instrumentos que permitem ao gestor planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua instituição para um determinado período.

Como conseguir doadores fiéis ao seu projeto de captação de recursos

Luiz Rogério Nogueira é autor dos livros “Administração Paroquial”, “Secretaria Paroquial” e “Gestão Administrativa e Financeira Paroquial” publicados pela Editora Vozes.

Texto escrito por Luiz Rogério e adaptado por Redação Promocat