Como criar um coral em sua comunidade

O Coral na comunidade

“Quem Canta, seus Males Espanta”. É assim que as pessoas definem o ato de cantar quando participam de um coral ou mesmo quando cantam sozinhas.

Quem gosta de cantar sempre diz que o canto funciona como uma terapia. Um momento de “relax” que alivia o stress, que espanta a tristeza e alegra o coração. Talvez esses sejam alguns dos motivos para o aparecimento de tantos grupos vocais. Cantar mantém as vozes jovens e ágeis e isso faz com que a atividade coral seja recomendada tanto para jovens e crianças bem como para o grupo dos indivíduos que compõe a “melhor idade”.

Os grupos vocais surgem movidos pela vontade de juntar vozes e com isso dar maior volume à música que, por exemplo, já vem sendo cantada durante as missas. Na maioria dos casos estes grupos são formados por cantores amadores. Apesar de não terem conhecimento da prática de canto têm grande comprometimento com o coro.

Por esse motivo, é importante entendermos como se dá a formação de um coro e o que é preciso ser trabalhado para que a sonoridade dessas vozes seja agradável para quem canta e para aqueles que os ouvem.

Leia também:
Internet na paróquia: sua Instituição aos olhos do mundo

Como formar um coro?

O coro pode ser composto por grupos de vozes masculinas e femininas ou por apenas um desses grupos. O tamanho do grupo também pode variar. Ele vai de quatro até grandes conjuntos que chegam a ter mais de 50 vozes. Normalmente as vozes são avaliadas e posteriormente classificadas pelo regente do coro ou preparador vocal. A classificação vocal divide as vozes masculinas em grupos ou naipes denominados tenores (voz que canta notas mais agudas) e baixos (voz que canta notas mais graves).

Nos coros, a classificação da voz masculina denominada barítono (voz masculina que canta notas intermediárias entre tenores e baixos) é direcionada para um dos principais naipes citados anteriormente. As partituras geralmente são escritas para quatro vozes, sendo dois grupos de vozes masculinas e femininas.

As vozes femininas são divididas em sopranos (voz que canta notas mais agudas) e contraltos (voz que canta notas mais graves). Acontece com as vozes classificadas como mezzo sopranos o mesmo que ocorre com os barítonos. Assim podemos perceber que a classificação das vozes é feita de acordo com o número de notas. Isso varia da mais aguda a mais grave que o cantor pode produzir com boa qualidade.

Leia também:
Voz e fala: importantes aliados na comunicação

Tenha um preparador vocal

Para que o coral se desenvolva e ganhe uma sonoridade cada vez melhor é importante que as vozes sejam trabalhadas por um preparador vocal que irá utilizar exercícios de técnica vocal. O ideal é que o trabalho de preparação vocal dos naipes (tenor, baixo, soprano e contralto) seja feito separadamente para que os exercícios sejam específicos para cada grupo.

Tanto o cantor como o regente e preparador vocal devem conhecer os aspectos envolvidos na produção da voz cantada. De modo simples e rápido podemos dizer que a voz ocorre porque o ar que sai dos pulmões passa entre as codas vocais. Esse som, ao ser direcionado para a cavidade oral e nasal será modificado por causados movimentos da língua, lábios etc.., dando forma às palavras. Quanto aos sons graves e agudos, esses ocorrem por cauda da movimentação dos músculos. Eles fazem parte da laringe localizada no pescoço e à frente da coluna cervical.

Os cantores, também conhecidos como atletas da voz, precisam realizar exercícios de aquecimento e preparação vocal. Os exercícios de aquecimento devem ser realizados antes das aulas de preparação vocal, ensaios e apresentações. No aquecimento são usados exercícios corporais e vocais. Já os exercícios de técnica vocal são direcionados especificamente para o trabalho de canto.

Leia também:
Organize um Jornal Mural em sua comunidade

Claudia Pacheco é fonoaudióloga especialista em voz falada e cantada. É co-autora do livro “Canto – equilíbrio entre corpo e som – princípios da fisiologia vocal”.

Texto escrito por Cláudia e adaptado por Redação Promocat

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Marketing Integrado

CONTATO

Não há nenhum operador online, mas você pode nos enviar um e-mail e retornaremos o mais breve possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account