CNBB disponibiliza roteiro de celebração em família para o 6º Domingo da Páscoa

Esta é uma iniciativa da CNBB para que as famílias vivam o real sentido da Igreja Doméstica

Foi disponibilizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o roteiro da celebração em família do 6º Domingo da Páscoa. A iniciativa neste tempo de pandemia tem possibilitado a vivência da fé como Igrejas Domésticas, uma vez que os fiéis em todas as regiões do país não contam com os templos abertos para participação das missas.

“Acolhendo a orientação das autoridades civis e sanitárias, nossos bispos no Brasil continuam a insistir e a orientar os fiéis a permanecerem em suas casas, evitando aglomeração de pessoas e, consequentemente, não participando das celebrações eucarísticas. Desta forma, somos convidados a CELEBRAR o Dia do Senhor como Igreja doméstica, com nossos familiares, em nossas casas“, afirma a Comissão.

CNBB fará live para discutir o enfrentamento ao coronavírus com bispos do Brasil

Em recente live no perfil da Edições CNBB, dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB, falou desta iniciativa de oferecer roteiros às famílias, iniciada no 4º domingo da Quaresma, ainda em março. Dom Edmar reforçou que é necessário, a exemplo de Jesus, redescobrir o estar junto em casa e ser Igreja também nas casas. “Jesus está no meio de nós, quando dois estiverem reunidos no nome dele, pelo Batismo e pelo Crisma, fazem parte do Sacerdócio comum do povo de Deus”, afirmou.

Para o religioso, a Celebração da Palavra e a Liturgia das Horas são os grandes eixos neste momento de ausência das celebrações eucarísticas que reúnem as pessoas. “A Palavra e a liturgia entram em nossas casas. A Palavra nos anima como animou e ardeu o coração dos discípulos de Emaús”, disse. Dom Edmar também informou que a inciativa da Comissão para a Liturgia da CNBB de oferecer os Roteiros de Celebração da Palavra deve continuar mesmo após a pandemia.

Dicas para celebrar em família o 6º DOMINGO DA PÁSCOA

• Escolha em sua casa um local adequado para celebrar e rezar juntos.
  • Prepare sua Bíblia com o texto a ser proclamado;
  • Coloque um vaso com flores, um crucifixo, uma imagem ou ícone de Nossa Senhora, uma vela a ser acesa no momento da celebração, preferencialmente o círio da família utilizado na celebração da Vigília Pascal, nas casas.
  • Escolha quem irá fazer o “Dirigente” (D) da celebração: pode ser o pai ou mãe. E quem fará as leituras (L). Na letra (T) todos rezam ou cantam juntos.

BAIXE O ROTEIRO DA CELEBRAÇÃO DO 6º DOMINGO DA PÁSCOA

Com informações de CNBB