Cardeal Scherer ordena quatro novos padres para a Arquidiocese de São Paulo – Portal Paróquias
Cardeal Scherer ordena quatro novos padres para a Arquidiocese de São Paulo

A Arquidiocese de São Paulo possui quatro novos padres!

No último sábado, 7 de dezembro, diáconos seminaristas receberam a ordenação presbiteral pela imposição das mãos do Arcebispo metropolitano Dom Odilo Pedro Scherer, em uma celebração solene na Catedral da Sé.

A Santa Missa foi concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese de São Paulo e dezenas de padres. Contou com a participação de familiares e fiéis que, em algum momento, acompanharam a trajetória vocacional dos neossacerdotes: Carlos André Romualdo, Francisco Ferreira da Silva, Hernane Santos Módena e Luiz Carlos Ferreira Tose Filho.

Logo após a Liturgia da Palavra, teve início o rito de ordenação presbiteral, com a apresentação dos candidatos, quando o Padre Cícero Alves de França, Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, deu testemunho de que eles foram considerados dignos do Ministério Presbiteral.

Em seguida, Dom Odilo proferiu a homilia da celebração, seguida dos demais ritos próprios do sacramento da Ordem. A saber: manifestação dos propósitos dos eleitos, imposição das mãos, prece de ordenação, a paramentação com a estola e a casula, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Leia mais:
Abertas as inscrições para o Simpósio Ecumênico 2020 proposto pela Comissão de Ecumenismo

Honra e responsabilidade

Em sua homilia, Dom Odilo refletiu que as grandes responsabilidades necessitam de preparação. Dessa forma, a longa jornada de estudo e formação, de no mínimo oito anos, antes de os candidatos ao presbiterado serem apresentados para a ordenação.

Contudo, o Arcebispo disse que essa preparação deve continuar ao longo de toda a vida do sacerdote, de modo que possa aprofundar sua capacidade e sua sintonia com o povo de Deus, “para estarem dispostos e disponíveis para realizar bem seu ministério”. Assumir o sacerdócio é uma “grande graça, um grande dom que Deus dá”. Assim, “exercer o sacerdócio em nome de Cristo é uma honra e uma responsabilidade”, frisou.

O Arcebispo recordou que os sacerdotes são chamados a configurar seu ministério ao de Cristo. Devem ser fiéis ao anúncio da Palavra, à missão santificadora do povo de Deus e à missão pastoral, como o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Dom Odilo ainda pediu que Nossa Senhora interceda pelos religiosos, vocacionados e todo o povo santo de Deus, e que os novos padres sejam “exemplos de oração e santidade para o seu povo”.

Novos servos do senhor

Ao término da celebração, o Padre Hernane Santos Módena, em nome dos novos sacerdotes, manifestou gratidão à Igreja em São Paulo e ao Cardeal Scherer, pela preocupação e o esforço por fazê-los bem formados. A Dom José Roberto Fortes Palau, bispo referencial para a Pastoral Vocacional, à família, amigos seminaristas e formadores do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição. No fim da missa, foram anunciadas as regiões onde os neossacerdotes desempenharão seu ministério. Os quatro padres agora se apresentarão aos bispos auxiliares das regiões episcopais designadas a fim de assumir seus primeiros encargos pastorais.

Leia mais:
Clipe da Campanha da Fraternidade 2020 é apresentado pela CNBB

Conheça-os

Fonte: O São Paulo

Com informações de O São Paulo

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account