Atualize o exercício pastoral em sua comunidade

Promova estudos para atualizar o exercício pastoral em sua comunidade

Hoje, mais do que nunca, a História da Igreja Católica vem sendo cada vez mais estudada. Infelizmente, parte da sociedade vem utilizando alguns pontos dessa história para questionar, criticar e até afastar fiéis da fé cristã. Sendo assim, é dever da comunidade atualizar o seu exercício pastoral para que a História seja cada vez mais propagada.

Tópicos como: cristandade, Jesus histórico, primeiras comunidades cristãs, monaquismo, heresias, patrística, livros apócrifos, Concílio de Niceia, inquisição, cavaleiros templários, as cruzadas, cisma do ocidente, querela de investiduras, reforma gregoriana, reforma protestante, contra-reforma, vida dos santos entre outros, estão sendo citados em vários livros, documentários e filmes, sem, às vezes, com o devido cuidado histórico e com o olhar meramente secular.

E isso também vem gerando problemas de crença perante os fiéis. Contudo, tais assuntos não são estudados de maneira apropriada nas Igrejas, desde o período da catequese (da infantil aos adultos) até as nossas outras pastorais. Dessa forma, esses assuntos são esquecidos ou os próprios catequistas e agentes de pastoral não têm nenhum discernimento sobre os mesmos, entra aí o exercício pastoral.

Veja também:
A Providência Divina na administração paroquial

Refletindo

Trazer um novo olhar sobre a atuação da Igreja Católica nesses períodos, como as Cruzadas, a Inquisição, a Reforma, da História da humanidade é o desafio que nossos sacerdotes e catequistas precisam ter para elucidar tais questões em suas comunidades.

Nesse sentido, existem bons livros sobre o tema, mas são desconhecidos pela maioria. Cabe aos nossos sacerdotes motivarem cursos, palestras e até a disponibilização de tais livros aos agentes de pastoral para que as nossas comunidades não fiquem a mercê dessas deturpações históricas. E esse problema vem crescendo assustadoramente. Portanto, cada vez mais são lançados filmes e livros e o Cristianismo e a História da Igreja são os temas mais visados, ampliando tal julgamento pejorativo.

Como proceder?

Primeiramente, reúna um grupo de catequistas, convide estudiosos no assunto, professores de História, adquira livros, faça uma pesquisa em bons sites sobre o tema e tente organizar um curso ou seminário. Pode ser dividido em períodos históricos, tais como: Igreja Primitiva; Igreja na Idade Média; Reforma Protestante; Contra-Reforma; Igreja na América; Igreja no Mundo Contemporâneo e Igreja na Atualidade.

Uma boa dica

Para atrair a atenção dos jovens sobre esses temas, o catequista pode levar um filme e, a partir dele, realizar dinâmicas. Portanto ele pode se dividir em dois grupos: um buscando os equívocos históricos e o outro os doutrinários. E são esses “filmes” e “livros” que os nossos jovens e adultos estão tendo acesso.

Veja também:
Responsabilidade do titular ou da titularidade perante o título emitido

Sugestões de leitura
FRÖHLICH, Roland. Curso Básico de História da Igreja. Paulinas: São Paulo, 1987.
PIERNARD, Pierre. História da Igreja. Paulinas: São Paulo, 1982.
JR, Thomas E. Woods. Como a Igreja Católica construiu a civilização Ocidental. São Paulo: Quadrante, 2008.

Bons filmes para motivarem estudos ou pesquisas

O Nome da Rosa (1986) – Joana d’Arc (1999) – Lutero (2003) – Cruzada (2005) – O Código Da Vinci (2006).

Juberto Santos é Historiador e Professor de História, pela UFRJ. Atua como Catequista na Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, no Rio de Janeiro. É Ministro de Música, animador de retiros e vivências. É autor de “Como preparar um Retiro”, publicado pela Editora Vozes.

Texto escrito por Juberto Santos e adaptado por Redação Promocat