Atente-se aos cuidados com a Liturgia no Tempo Quaresmal – Portal Paróquias
Atente-se aos cuidados com a Liturgia no tempo quaresmal

Dom José Luiz Majella, arcebispo de Pouso Alegre, fala a respeito dos cuidados com a Liturgia no Tempo Quaresmal

A Liturgia no Tempo Quaresmal possui sua riqueza. A Quaresma, de acordo com o calendário litúrgico, é um período de conversão e espera. Assim como Jesus passou 40 dias no deserto, católicos são convidados a jejuarem, meditarem e converterem seus corações em preparação para a Semana Santa. O período é considerado o mais importante para a Igreja Católica Apostólica Romana.

Nesta matéria, dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo de Pouso Alegre (MG) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dá orientações a respeito dos cuidados com a Liturgia no período da Quaresma.

A primeira indicação que dom Majella oferece é clara: Ater-se ao rito.

“As orientações que a Igreja nos passa estão voltadas sempre para celebrações sóbrias, celebrações simples, celebrações que realmente nos colocam nesse espírito de Quaresma, marcado pelo recolhimento, pela penitencia, pela conversão”, afirma.
De acordo com dom José Luiz, as equipes de liturgia das comunidades precisam, para preparar as celebrações, fazer a Leitura Orante da Bíblia, escutar a Palavra de Deus para cada celebração. Também devem estar atentas, “sobretudo se for Celebração da Palavra ou Celebração Penitencial, à escolha dos cânticos, também aos textos bíblicos”.

De Quaresma em Quaresma: “EIS O TEMPO DE CONVERSÃO”

Leituras

O arcebispo ressalta que as leituras do Tempo da Quaresma que o Lecionário apresenta devem ser conservadas. Dessa forma “Não se muda leituras do Tempo da Quaresma para colocar outras leituras, quer seja nas celebrações, quer seja na Celebração da Palavra ou outra qualquer. Recordo para todas as equipes: as celebrações dominicais do Tempo da Quaresma são próprias, não pode se mudar leituras, por estarem dentro de uma sequência”. Dom Majella também salienta que as celebrações feriais levam à meditação do tempo da quaresma, logo, não devem ser modificadas as leituras dessas celebrações.

Na preparação de celebração penitencial, a dica é que o rito esteja voltado à realidade da paróquia e à realidade atual do mundo. “A celebração penitencial, quer seja uma procissão, quer seja um rito para receber o sacramento da reconciliação, sempre deve ser precedida de momentos de oração, de recolhimento da equipe. É importante que nessa celebração penitencial, que muitas vezes se faz nas ruas, nas proximidades da paróquia, que sejam celebrações que nos levem, além da devoção de um terço, mas também a meditação da Palavra, uma caminhada que deve provocar um nós uma conversão e uma reconciliação com o irmão”, afirmou.

Espaço Litúrgico

Deve-se ter um cuidado essencial com os espaços litúrgicos no tempo quaresmal. A ornamentação deve ser sóbria, “que seja um espaço onde o festivo seja reservado para a noite da Páscoa”. Tudo deve ser montado de modo que a assembleia possa perceber a vivência do Tempo da Quaresma. “A Igreja está recolhida neste tempo, mergulhada nas reflexões e meditação da paixão, do sofrimento de Jesus”.

Com informações de CNBB